3 dicas de ouro para você melhorar sua prática como professor de escola

Quem quer ser professor precisa, primeiro de tudo, de vocação. Isso não pode ser ensinado. Trata-se de algo que nasce com a gente. “Está no sangue” dirão alguns professores mais antigos.

Ensinar é um trabalho que exige o querer transmitir conteúdos, exige um querer falar com o outro, transmitir saberes. Igualmente, exige conhecimentos teóricos (que aprendemos na faculdade).

Mas não é só isso. Ensinar não depende só de boa vontade, e muitos ótimos professores são tragados pelo sistema. Coisas burocráticas? Sem dúvida. Porém, saber a burocracia fará você saber como contornar ela.

Outras vezes, os obstáculos são a respeito da forma como os alunos agem e aprendem. Algumas vezes, professores têm conflitos, justamente, por não entenderem as formas de aprendizado, hoje.

Contudo, o professor não deve se recriminar por isso.

Ele deve ter, evidentemente, a humildade de entender que sua prática é uma constante evolução e aprendizado, que não saber como fazer algo é normal. E, o mais importante, saber que tudo isso pode e deve ser contornado pelo estudo. Vejamos:

 

1.     Conheça o currículo

Conhecer o currículo não é apenas saber a matéria. Quando falamos em “conhecer o currículo” não estamos desconsiderando os anos de faculdade. Antes, o que está sendo esperado da matéria naquele momento histórico específico.

Por exemplo, o ensino de Inglês no currículo escolar em 2021 é diferente do ensino de Inglês em 1990.

As Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional mudaram. Hoje, a educação está muito mais enraizada em noções de Direitos Humanos e no combate às desigualdades sociais que crianças e adolescentes sofrem.

Ou seja, o currículo escolar é menos focado na matéria teórica, e mais focado na matéria prática. Na matéria aplicada à prática.

Todas as matérias são encaradas, hoje, por um viés Transdiciplinar. Não considerar esse viés e essa metodologia produz um conhecimento incompleto sobre o mundo contemporâneo.

E qual é o sentido de ensinar, se não for para causar mudanças sociais verdadeiras?

 

2.     Conheça a organização estrutural da escola

Conhecer as estruturas da instituição escolar é essencial. A estrutura escolar não são os equipamentos e a arquitetura do prédio. Estamos pensando nas estruturas administrativas.

Saiba das possibilidades de caixa da sua escola, para saber que projetos você pode fazer. Entenda como se dá a coordenação do capital humano pela gestão, em sua escola. Nela, você apenas dá aulas, ou você também participa das decisões burocráticas?

Saber seus limites de ação, dentro da instituição, vai orientar se seus projetos serão mais originais ou tradicionais.

 

3.     Saiba como se dá o aprendizado, hoje em dia

Muitos professores tentam usar técnicas de ensino que não funcionam mais, porque desconsideram elementos cognitivos que são a base do século 21.

É impossível pensarmos uma Psicologia da Educação, hoje, sem considerarmos os Contextos Digitais. Hoje, o aprendizado passa por multi-telas (por exemplo, usar o celular enquanto vê TV).

Ter informação pelo celular é fácil. O p

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.