Como conciliar estudos e trabalho?

 

Uma das maiores dificuldades para quem quer estudar, depois de ter uma carreira consolidada no mercado de trabalho é na conciliação entre estudos e trabalho.

Isso porque, muitas vezes, os postos de trabalho serão, cada vez mais exigentes, conforme o funcionário avança na carreira, seja por competência ou tempo de atuação.

Logo, estudar se torna um trabalho extra, com a diferença que, na maior parte das vezes, é um trabalho não remunerado. Nesse sentido, éter uma bolsa de estudos facilita bastante.

Mas não é todo mundo que consegue. Assim, como conciliar o trabalho com os estudos? Como não tornar o estudo penoso, e ainda assim ter rendimentos? Veja nossas dicas.

 

1.     Saiba o que estudar

Saber o que você precisa estudar facilita sua vida, no sentido que torna seu estudo mais otimizado.

Claro que parece óbvio: por exemplo, se você quer passar num concurso de oficial de justiça, é preciso estudar conteúdo jurídico.

Entretanto, é preciso saber qual é o conteúdo que você vai estudar, a cada vez. Isso significa criar um planejamento de estudos, para que, nos seus horários, você não perca tempo lendo outros conteúdos, ainda que eles sejam importantes para seus objetivos.

 

2.     Retome as últimas sessões

Uma das melhores formas de você começar uma nova sessão de estudos é pela retomada do conteúdo da sessão anterior.

Dessa maneira, você revisa o conteúdo anterior, e já começa a relacionar ele com o conteúdo novo. Assim, o conhecimento se torna mais sistemático e mais prático, uma vez que em situações cotidianas, a divisão por matéria não é algo tão preciso.

Além disso, a revisão ajuda você a ter um novo entendimento sobre aquilo que já fora visto, uma vez que agora você está revendo algo que, em teoria, aprendeu.

 

3.     Mantenha atenção exclusiva, mesmo que seja por pouco tempo

Quando você for estudar, não faça qualquer outra coisa, no tempo de seus estudos, mesmo que esse tempo seja pouco. Assim, você não se desgasta mentalmente.

Se você só dispuser de 15 minutos de estudo por dia, por exemplo, use esses 15 minutos para estudar, investindo nesse tempo, toda a sua energia e capacidade de concentração.

Assim, você atinge seu máximo, naquele tempo, ao invés de seguir um padrão mediano ou baixo, mas num tempo de maior.

 

4.     Anote seus avanços

Anotar seus avanços significa anotar o que você aprendeu, e o quanto você melhorou. Isso serve, não apenas para você revisar o conteúdo – também é uma forma de se motivar.

Entender o quanto você melhorou é muito importante, até para você não repetir seus estudos anteriores.

Além disso, essas anotações servem para você revisar seu conteúdo. Uma das melhores formas de estudar é explicando com suas próprias palavras.

 

5.     Estude a partir de várias mídias

Estudar não é só ler. Ver vídeo-aulas, palestras e podcasts são formas de aprender um conteúdo de maneira dinâmica, e às vezes, não-convencional, uma vez que o palestrante precisa usar habilidades de comunicação oral para se expressar.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.