O que são palavras-chave?

 

Todo mundo que trabalha com marketing digital já teve a seguinte dúvida: como definir uma palavra-chave?

A princípio, pode parecer uma coisa simples, afinal, uma palavras-chave são conjuntos de palavras, que servirão para otimizar seu rankeamento, em serviços de buscas como o Google ou Bing.

Porém, as palavras-chave são mais do que isso.

Dados da revista Exame mostram que o Brasil tem mais de 19 milhões de empresas ativas.

Ou seja: existe uma concorrência enorme, em todos os nichos do mercado. Logo, para um empresário sobreviver no país, ele precisa encontrar seu público, e se firmar em seu nicho.

Para tanto, diversas estratégias podem ser empregadas. Dentre elas, o uso de palavras-chave.

 

Palavras-chave: definindo um negócio

Palavras-chave são essenciais para a sustentação de uma empresa, porque o sentido delas é, mais do que resumir, especificar.

Um empreendimento é (ou deveria ser), antes de qualquer outra coisa, uma ideia única. Alguém que olhou um nicho de mercado, percebeu uma lacuna, e decidiu investir nela.

Dessa forma, as palavras-chave servem justamente para isso: pra levar alguém com aquela demanda muito específica, até o empreendedor que oferece uma solução muito específica.

 

Criando palavras-chave: nicho e público-alvo

Se você tem uma empresa, para ela funcionar, é preciso ter entrada de capital, isso é, ter clientes.

Para sua empresa conseguir novos clientes, ela precisa de uma análise de mercado. Todas as empresas têm nichos e públicos-alvo específicos.

E esses nichos e públicos-alvo têm questões específicas, que os moldam.

O nicho é mais tranquilo de se entender. É a especificidade do seu negócio. Todas as empresa têm primeiramente, um nicho maior; depois, subnichos, mais ou menos específicos.

Já, no caso do público-alvo, é preciso ter um olhar cuidadoso.

Um público-alvo, por sua vez, tem características específicas: tem valores comuns, um vocabulário comum, referências culturais em comum. Isso define a forma como você criará a comunicação do seu produto.

Esses dois pilares são o que vai definir as palavras-chave de sua empresa. Mais do que isso, a partir de uma análise profunda do seu nicho e do seu público-alvo, você identifica a semântica das palavras-chave.

 

A semântica da palavra-chave

A semântica da palavra-chave se refere ao texto dela. É um trabalho bem mais técnico do que se pode pensar no primeiro momento.

A semântica de uma palavra-chave pode ser dividida em dois formatos: o long tail e o head tail.

Palavras-chave head tail são aquelas mais gerais. A semântica delas será mais geral. A grande vantagem de usá-las é poder inserir seu negócio em um ranking maior de buscas. A desvantagem é, paradoxalmente, isso.

Seu negócio não vai depender de uma busca específica. Porém, ele terá uma concorrência maior, no rankeamento. Logo, você precisará compensar com um SEO on page melhor.

Já as palavras-chave long tail são aquelas mais específicas. A vantagem é que com elas você se tem menos concorrência. Entretanto, elas diminuem sua posição de rankeamento, em uma busca genérica.

Todos esses fatores precisam ser considerados, na definição da semântica de uma palavra-chave.

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