O que é um Corretor de Dados? Saiba mais sobre essa “profissão do futuro”

 

Diante do aumento de novas tecnologias, novas profissões específicas vão surgindo. Um desses casos é o dos data brokers – os corretores de dados.

Trata-se da correção no sentido de um intermediador, que analisa uma série de informações, e identifica aquelas que melhor se adequem ao cliente. Como no caso de um corretor de imóveis.

Porém, aplicados a dados digitais, isso é, de informações retiradas da internet – redes sociais, sites, apps.

Como assim? O que é um corretor de dados? Como é esse trabalho? E mais: quais a implicações legais em corretagem de dados digitais?

 

Um analista de informações de usuários da internet

A correção de dados é um trabalho, na verdade, existente há pelo menos duas décadas. É um trabalho bastante semelhante ao de pesquisa de mercado em marketing, porém, nos meios digitais.

Seu conceito é o de uma pessoa (ou equipe) especializada em recolher informações relativas a usuários de certo site, app ou rede social, e, a partir daí, criar um perfil de usuário.

Por meio desse perfil, empresas de marketing digital criam publicidades direcionadas. Isso é, enviam propagandas específicas para aquele usuário.

O famoso “algoritmo” do perfil de uma rede social.

 

A publicidade direcionada

Com as informações de usuários é possível criar publicidades e newsletters direcionadas a um usuário específico, e, de certa forma “manipulando” seu comportamento.

Isso é, a corretagem de dados é um serviço voltado a identificação de nichos específicos, para a criação de publicidades online mais precisas.

Até então, não temos nada tão diferente de uma pesquisa de opinião, por exemplo. O problema é que esses dados são obtidos de formas discutíveis, devido, justamente, à natureza dinâmica da internet.

 

O direito ao recolhimento de dados

Quando entramos em um site, é bem capaz que nesse haja um banner ou notificação, perguntando se autorizamos cookies. Principalmente se o site for de produtos.

De forma bem geral, podemos dizer que os cookies são como se fosse uma informação sobre nosso perfil de usuário. Entramos em um site de roupas, então nosso computador fica associado a loja e tudo o que se relaciona a ela (roupas, moda, lojas próximas etc.).

Normalmente, quando entramos em um site, aparece esse aviso dos cookies, e por vezes, um texto longo falando sobre “uso de dados”, “uso de privacidade” e similares.

Nesse momento, é provável que a maioria dos usuários simplesmente cliquem em “aceito”, para continuar a navegar. Esse “aceito” é, justamente, você autorizando uma empresa de corretagem recolha seus dados.

 

Dados digitais e perfis de usuários

Com os dados digitais, é possível identificar um perfil de usuário, e isso pode ser usado pela publicidade direcionada. Ou por órgãos de investigação.

A partir das informações recolhidas, é possível identificar um perfil que tenha acessado sites sobre armas e explosivos, por exemplo, e investigar quem seja essa pessoa.

Contudo, se considerarmos posicionamentos do Google e da Apple, a tendência é que tenhamos uma regulamentação severa na correção de dados.

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