5 coisas para evitar, no uso profissional do WhatsApp

 

Um dos mais populares aplicativos de comunicação dos últimos 10 anos é o WhatsApp. Sem dúvida, o “zap” é o aplicativo que intermedia todas as comunicações profissionais, atualmente, sejam elas entre funcionários, gestores, ou de uma relação vertical.

Logo, alguns cuidados devem ser evitados. O primeiro é a escrita. claro que, com seus amigos e parentes, gírias, expressões populares, abreviações, e mesmo palavras escritas errado são permitidas.

No contato profissional, jamais.

O WhatsApp, em alguns casos, é a primeira imagem que alguém terá. Logo, qual é a imagem que melhor te representa?

Então, confira: como usar o WhatsApp adequadamente, no campo profissional?

 

1.      Seja formal

Por mais que o “zap” seja um app de conversas mais informais, em se tratando de mensagens profissionais, seja o mais formal possível, principalmente, no primeiro contato.

Claro que depois, vocês vão se flexibilizando. Porém, na primeira mensagem, nada de “rs”, emojis, “figurinhas” e afins.

Eventualmente, uma pessoa entende algo da forma errada, e aí está instaurado o caos. Por exemplo, a sigla “FDS” (“Fim De Semana”) – será que todo mundo entende assim?

 

2.      Evite áudios longos

No primeiro momento, nada de áudios com mais de 30 segundos. Áudios são bons para você conversar com pessoas com quem haja mais intimidade.

No âmbito profissional, envie mensagens de texto, ou uma mensagem perguntando quando telefonar.

Um áudio terá ruídos, e você corre o risco de falar aleatoriedades; a mensagem e objetivo principal são ignorados.

Se o áudio for muito longo, o destinatário pode se distrair, e aí a mensagem não surte efeito.

 

3.      Atenção a foto e ao nome

Fotos e nomes de perfil sempre podem servir à vaidade. É a “sua apresentação” por assim dizer. Então, por que não usar uma foto na praia ou um nome engraçado, não é?

No caso de um perfil informal, não há problemas. Porém, se você for usar a conta para contatos profissionais, jamais faça isso.

Profissionalmente, você é seu nome e sua imagem. Usar algo informal ou “engraçadinho” passa uma imagem errada, sobre sua relação com o trabalho.

E no campo profissional, não tem jeito: envolve dinheiro. Então precisamos ser pragmáticos. Nada de gracinhas.

 

4.      Desative o sinal de lido

O sinal de “lido” que é duas linhas azuis indica, no WhatsApp, que a mensagem chegou e foi lida. Algo que pode causar constrangimento.

Algumas pessoas tendem a pensar que, se a mensagem foi vista, ela deveria ter sido respondida. E isso, nem sempre é possível. Mas aí, até que a situação toda se explique…

Simplesmente desative o “sinal de lido”.

 

5.      Status objetivo

O status é o que indica o que você está fazendo.

Se você usa o app para trabalhar, a recomendação é usar um status ocupado ou “offline” quando não quiser interagir profissionalmente.

Do contrário, você passará a imagem de alguém que, estando online, não se importa com as mensagens de trabalho.

Com um status ocupado ou offline, você evita a vigilância daqueles que enviam mensagens.

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