5 áreas onde a realidade aumentada vai atuar

 

Um dos principais recursos de tecnologia em desenvolvimento e aprimoramento é a realidade aumentada (RA). Popularizada em jogos e aplicativos de celular, seu uso prático é bem mais profundo.

Seja por meio dos famosos óculos, que isolam a pessoa do mundo, seja por meio de modelos em 3D hiperdetalhistas, o fato é que há diversos programas de criação de imagens, e recursos audiovisuais que estão engrandecendo profissões tradicionais.

Se o conceito ainda está obtuso, basta lembramo-nos dos memes de internet: você abre o aplicativo de RA e, pela câmera do telefone aparece uma projeção de um dinossauro ou personagem de filme, como se essa criatura fantástica estivesse naquele ambiente.

Combinando o alto nível de informações enviadas aos prompts do sistema de Realidade Aumentada, o alto nível de design gráfico do app, e o recebimento de informações em tempo real, entretanto, é possível usar a RA como um assistente virtual.

De que modo? Veja nosso artigo, e se prepare para o futuro!

 

1.     Cirurgias e procedimentos médicos

Sem dúvida, esse é o campo onde a Realidade Aumentada atua de forma mais impactante. Principalmente, no caso de operações de alta complexidade.

Programas e sistemas de RA têm bancos de dados com partes do corpo, órgãos, mapas anatômicos e demais questões da área da saúde.

Então, o profissional (e um especialista técnico) fornece o máximo de informações sobre o paciente, órgão a ser operado, local a ser tratado.

Assim, o sistema gera imagens em 3D, ricas em detalhes, a fim de que o profissional médico possa debater o caso, testar possibilidades, estudar o local do procedimento, antever cenários e possíveis problemas.

Ou seja, o profissional médico faz uma “operação-treino” em ambiente virtual, a fim de estar altamente preparado e capacitado para minimizar problemas e imprevistos.

 

2.     Projetos de arquitetura e engenharia civil

Similarmente à área médica, projetos de arquitetura e engenharia tendem a ser aperfeiçoados pelo uso de Realidade Aumentada.

Claro que softwares tipo o AutoCAD já existem desde os anos 80. Porém, com a RA, os projetos podem ser desenvolvimentos a partir do local onde serão implementados.

Isso é, o arquiteto faz previsões da obra, a partir de imagens geradas por Realidade Aumentada, e, dessa maneira, aprimora o projeto, adequa ele ao ambiente, faz alterações a fim de criar uma imagem mais orgânica, entre outros.

E claro que, em decoração, a RA faz um papel fundamental, ao possibilitar que o profissional e o cliente explorem, juntos, as diversas possibilidades de uma reforma, por exemplo.

 

3.     Educação e turismo

Especialmente para viajantes que gostam de conhecer a historia dos locais onde visitam, a Realidade Aumentada possibilita uma imersão mais profunda do turista, com o local.

Por meio de apps de RA, será possível ter vislumbres de como era, por exemplo, a vida diária em um castelo medieval, ou a vida em uma caverna pré-histórica.

Contudo, não como alguém que assiste a um programa de TV – e sim como alguém que está fazendo parte do “show”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.