O que são os Prompts utilizados em Apps de AI? Como escrever um prompt preciso?

Nos últimos 3 anos tivemos um aumento significativo de apps e softwares de Inteligência Artificial (Artificial Intelligence em inglês, resumido como AI). Capazes de criar ótimos textos e imagens e até sons, o AI está revolucionando nossa produção de conteúdo.

Mas você já se perguntou como as máquinas e sistemas compreendem nossas instruções e realizam produções complexas (textos avançados, imagens iguais a fotografias, vozes de pessoas famosas)?

Isso acontece devido ao “prompt de comando”, uma “ordem” que damos às inteligências artificiais para que elas façam suas produções, sejam elas textos ou geração de sons e imagens.

Isso levou a uma nova demanda de mercado: a de redator de prompts. Como as máquinas entendem nossas instruções? Como podemos criar comandos para apps de AI?

Primeira coisa: não precisa estudar programação – não necessariamente. Você sabe como escrever prompts de comando de forma simples, sem termos técnicos complexos?

Para entender melhor, leia nosso artigo.

 

1. Seja Claro e Direto

Quando escrevemos um prompt, é essencial ser claro e direto. Ou seja, é preciso falar o que queremos, mesmo que soe meio “grosseiro” ou “coloquial” demais.

Evite ambiguidades ou gírias. Apps não têm sensibilidade estética ou juízo de valores textuais (embora a maioria tenha filtros para evitar conteúdos criminosos).

Um prompt ruim seria: “escreva um texto legal” (o que significa “legal”? Leis? Simpatia?). Seja específico, como por exemplo: “Escreva uma história de ficção científica sobre viagens no tempo, inspirado em Arthur Clarke!”.

O mesmo vale para imagens. Ao invés de “Desenhe uma paisagem bonita”, prefira “Crie uma ilustração inspirada em Monet de um pôr do sol”.

 

2. Utilize Palavras-Chave Relevantes

Adicione palavras-chave relevantes ao seu prompt para orientar a AI. Elas servem para dar forma e conteúdo à produção, seja imagem ou texto.

Muitos apps também possibilitam incluir palavras-chave negativas, ou seja, aquelas que não devem aparecer.

Se a ideia for identificar informações, use termos como “explique” ou “detalhe”. Para geração de imagens, experimente “invente” ou “crie”, e use o nome de artistas reconhecidos.

Exemplo: “Explicar sobre os efeitos do paracetamol. Não incluir ‘Indústria Farmacêutica’”.

 

3. Aprenda Com Exemplos

Uma maneira de melhorar seus prompts é estudar exemplos. Analise prompts bem-sucedidos e entenda como eles são formulados. Isso ajuda a desenvolver uma compreensão prática de como estruturar suas instruções.

Sites de redação de prompt trazem exemplos.

 

4. Experimente formatos de texto

Não tenha medo de experimentar estilos de prompt diferentes. Varie o estilo do seu prompt para explorar as potencialidades da AI, e assim ter resultados mais precisos. Às vezes, uma mudança de linguagem pode resultar em resultados diferentes.

Por exemplo, um “Descreva um pôr do sol” será diferente de “Descreva o pôr do sol usando o estilo de Shakespeare”.

 

5. seja flexível

Ao receber os resultados da AI, seja flexível, e faça ajustes no seu prompt. O prompt não é o produto final; o que ele gerar, sim. Logo, não se sinta frustrado se você precisar fazer mudanças.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.