5 trabalhos com enorme potencial de crescimento

 

Recentemente, a BBC News Brasil publicou um artigo com 10 profissões com maior potencial de crescimento. São trabalhos, em sua maioria, envolvendo o mundo digital, e em especial, em áreas como Robótica e IA.

A lista, é claro, é uma previsão, mas há grandes chances de ela se concretizar, porque as áreas apontadas têm tido um crescimento enorme, tanto em termos técnicos, quanto teóricos.

Assim, essas são algumas das matrizes de saber e estudo, que o Brasil deve investir, a fim de garantir uma boa empregabilidade, para seus cidadãos.

Você sabe que profissões são essas? Confira no nosso artigo as 5 principais, e formas de você se preparar para elas.

 

1.      Especialista em inteligência artificial e aprendizado de máquina

Máquinas autônomas já são uma realidade mundial. Podemos apontar, por exemplo, as portarias eletrônicas com reconhecimento facial, ou sistemas de monitoramento de caldeiras, que utilizam Inteligência Artificial.

Em ambos os casos, um sistema avançado combina dados, a fim de produzir ações.

A tendência é que sistemas de IA tendam a crescer, e se segmentar, de acordo com o nicho onde serão utilizadas. Para tanto, é preciso que existam profissionais com formação em análise de dados e programação, para programar esses sistemas.

 

2.      Especialista em sustentabilidade

Um especialista em sustentabilidade é um profissional com formação transdisciplinar, responsável por garantir a adequação ecológica de projetos.

Isso é, o profissional, que pode ter formação em áreas como Química, Engenharia Ambiental ou Bioquímica, e seu trabalho vai incluir a análise de materiais, a execução de obras, e efeitos que os projetos venham a ter.

Essa profissão tende a crescer, devido às pressões sofridas por órgãos ambientais, de todo o mundo, principalmente, devido às ODS.  Projetos, sejam eles de arquitetura, produção industrial ou de obras públicas devem estar alinhados às metas globais, sob risco de sanções e multas.

 

3.      Engenheiro de fintech

Fintechs são empresas de tecnologia especializadas em gestão e administração financeira, podendo incluir, aqui, apólices de seguro ou subáreas do mercado imobiliário. Sua grande vantagem é a desburocratização de serviços.

Profissionais de análise de sistemas e programação são requisitados por fintechs para tornar os serviços mais ágeis, mais personalizados, e, claro, mais seguros.

Dentro de uma fintech há campos como de aprimoramento da experiencia de usuário (UX Design), segurança digital e desenvolvimento de sistemas bancários por IA.

 

4.      Analista e cientista de dados

Um cientista de dados é um profissional de análise de sistemas, especializado em analisar datas colhidas por sistemas digitais, produzindo relatórios acerca delas.

Esses podem ser utilizados para aprimoramento de produtos, pesquisas de consumo e opinião, levantamento de dados socioeconômicos, dentre outros.

O sentido desse trabalho é produzir serviços e benesses sociais cada vez mais precisos.

 

5.      Operador de equipamento agrícola

Operar um equipamento agrícola é uma atividade, cada vez mais, tecnológica. Máquinas agrícolas usam linguagem digital. São menos tratores, mais equipamentos operados em salas de controle.

Há maquinários que utilizam sistemas de IA para monitorar os campos, identificar culturas infectadas ou imaturas etc.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.