Como fazer o seu cliente querer comprar seu produto?

Como fazer uma boa campanha de vendas?

 

Uma das maiores dificuldades, para quem trabalha com a venda de produtos é gerar o desejo de compras entre os clientes. Como você pode fazer seu cliente querer comprar o que você vende?

Essa pergunta, na verdade, é apenas outra maneira de dizer aquela questão que preocupa tantos empreendedores: por que não estou conseguindo vender?

A resposta não é simples, e as formas de solucionar ela, eventualmente, também não são. Mas a gente tem um spoiler: tudo passa pelo marketing. Quem vende alguma coisa, seja uma garrafa de água, seja uma bolsa de grife italiana, não está vendendo apenas uma garrafa de água ou uma bolsa de grife italiana.

O que há por de trás de uma venda? Como fazer ela se concretizar? Quais são os caminhos do marketing de produtos? Veja em nosso artigo.

 

1.     Conheça o público-alvo

Esse é o maior erro dos vendedores que não vendem. Eles simplesmente não sabem quem é o grosso de sua clientela, e assim, não fazem uma propaganda direcionada.

Ter clientes de todos os perfis é ótimo. Mas há um perfil que comprará seu produto, mais do que outro. E para saber quem é ele, você precisa conhecê-lo. Se sua loja for autoral, qual é a identidade daquilo que você vende? Quem é o cliente que você quer atingir?

Existe uma palavra para isso: público-alvo. Você precisa saber quais são os desejos e anseios dos clientes que você pretende alcançar, para que o “tiro” seja certeiro.

 

2.     Transforme seus produtos em conceitos

Após conhecer seu público-alvo, o próximo passo é transformar seus produtos em conceitos-chave para atrair a atenção dele.

Parece algo muito abstrato? Vamos pensar no caso da introdução. Uma garrafa de água. É simplesmente água, mas a pessoa A compra a marca do rótulo azul, e a B do rótulo vermelho. Por quê?

O preço não é a única coisa em jogo, aqui. Existe uma ideia atrás da marca. O conceito da marca, com todos os valores implícitos dela, que servem para fazer um perfil de cliente buscar mais a marca X e o outro, a Y.

Você precisa fazer isso com o seu produto. Criar a narrativa (palavra-chave: stortytelling) da sua marca, e de tudo aquilo que ela significa e inspira. Invista na sua imagem!

 

3.     Trabalhe com as emoções de seu público

Trabalhar com as emoções, nesse caso, significa criar um storytelling e uma campanha de vendas que tenha como reação esperada a compra.

A publicidade de produtos de ginástica tem uma força grande nesse sentido: elas investem no ideal de força, saúde, e mudança. Por exemplo, um tênis de corrida não é só um tênis: é o empoderamento do seu dono, a possibilidade de ele fazer exercícios e, por extensão, controlar a própria vida.

É um conceito, mais do que um produto, que gera uma reação emocional: o produto traz alegria, orgulho, sentimentos de autoconfiança e bem estar. Seu público-alvo vai buscar a emoção de fazer parte daquilo.

 

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