4 dicas para fazer um bom storytelling
Uma das principais técnicas para gerar engajamento de marcas e produtos é por meio do storytelling, literalmente a “contação de história”. Trata-se de um dos estilos de marketing mais tradicionais que há. E ainda assim, é uma das técnicas mais utilizadas.
De forma resumida, o storytelling é a narrativa sobre o produto ou empresa. Ou seja, é uma forma de gerar engajamento, contando sobre o produto, mostrando suas qualidades, falando sobre o processo de produção, sua história, os envolvidos nela.
Há diversos focos que podem ser utilizados, nesse caso. Contudo, um storytelling não é simplesmente “narrar”. Por outro lado, ele não pode ser uma propaganda tão direta.
Assim, como fazer um bom storytelling? Veja 5 pilares essenciais da técnica.
1. Use o estilo adequado
O estilo de um storytelling varia muito, de acordo com o gênero em que ele está se baseando. Isso incluí o uso de linguagem, forma como as cenas são desenvolvidas, uso de figuras de linguagem e afins.
Por exemplo, se seu storytelling for falar sobre o produto de forma direta e informativa, você não deve utilizar um estilo narrativo tão literário.
Se, ao contrário, a campanha permitir o uso de um tom mais literário ou até fantasioso, você pode usar um estilo próximo de contos de fadas, ou histórias de heróis.
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2. Não crie mentiras
Um storytelling é, essencialmente, uma narrativa sobre um produto ou marca existentes. Isso significa que você não deve inventar coisas que não correspondam a realidade.
O storytelling é uma peça de marketing, antes de ser literatura, logo, seu comprometimento é com o produto, e não com os sentimentos ou conceitos em torno dele.
Claro que conceitos e emoções podem atravessar o texto – desde que eles não sejam uma propaganda enganosa.
3. Siba usar o “show and tell”
Um dos conceitos mais tradicionais nos estudos literários é o do “show and tell”. “Show” significa mostrar, enquanto o “tell” é sobre contar. Em teoria literária, costuma-se dizer que, para reforçar emoções, o autor “mostra” elas, enquanto para reforçar uma narrativa, ele “mostra”.
No marketing, isso define a forma como o produto será vendido.
Se a sua ideia é demonstrar qualidades do produto ou marca a serem vendidos, prefira mostra eles em seu storytelling. Ao invés de tentar convencer o público você dá “liberdade” (considerando, aqui, que a interpretação é condicionada) para ele ter as próprias conclusões.
Se a ideia é apresentar o produto ou marca, você conta sobre ele, fala sua história, seu desenvolvimento e demais informações. Aqui, o convencimento se dá por meio de empatia do público, com as cenas e episódios acerca do produto.
4. Use personagens
Personagens, em storytelling, podem ter as mais diversas características e funções, mas todos servem para reforçar a qualidade, importância ou valor agregado do produto a ser comercializado.
São clientes satisfeitos, desenvolvedores do produto, ou o próprio produto personificado.
Em campanhas políticas, a “personagem” fica mais evidente: ela é o político; as demais personagens são antagonistas ou coadjuvantes.