4 dicas para fazer um bom storytelling

 

Uma das principais técnicas para gerar engajamento de marcas e produtos é por meio do storytelling, literalmente a “contação de história”. Trata-se de um dos estilos de marketing mais tradicionais que há. E ainda assim, é uma das técnicas mais utilizadas.

De forma resumida, o storytelling é a narrativa sobre o produto ou empresa. Ou seja, é uma forma de gerar engajamento, contando sobre o produto, mostrando suas qualidades, falando sobre o processo de produção, sua história, os envolvidos nela.

Há diversos focos que podem ser utilizados, nesse caso. Contudo, um storytelling não é simplesmente “narrar”. Por outro lado, ele não pode ser uma propaganda tão direta.

Assim, como fazer um bom storytelling? Veja 5 pilares essenciais da técnica.

 

1.      Use o estilo adequado

O estilo de um storytelling varia muito, de acordo com o gênero em que ele está se baseando. Isso incluí o uso de linguagem, forma como as cenas são desenvolvidas, uso de figuras de linguagem e afins.

Por exemplo, se seu storytelling for falar sobre o produto de forma direta e informativa, você não deve utilizar um estilo narrativo tão literário.

Se, ao contrário, a campanha permitir o uso de um tom mais literário ou até fantasioso, você pode usar um estilo próximo de contos de fadas, ou histórias de heróis.

 

2.      Não crie mentiras

Um storytelling é, essencialmente, uma narrativa sobre um produto ou marca existentes. Isso significa que você não deve inventar coisas que não correspondam a realidade.

O storytelling é uma peça de marketing, antes de ser literatura, logo, seu comprometimento é com o produto, e não com os sentimentos ou conceitos em torno dele.

Claro que conceitos e emoções podem atravessar o texto – desde que eles não sejam uma propaganda enganosa.

 

3.      Siba usar o “show and tell”

Um dos conceitos mais tradicionais nos estudos literários é o do “show and tell”. “Show” significa mostrar, enquanto o “tell” é sobre contar. Em teoria literária, costuma-se dizer que, para reforçar emoções, o autor “mostra” elas, enquanto para reforçar uma narrativa, ele “mostra”.

No marketing, isso define a forma como o produto será vendido.

Se a sua ideia é demonstrar qualidades do produto ou marca a serem vendidos, prefira mostra eles em seu storytelling. Ao invés de tentar convencer o público você dá “liberdade” (considerando, aqui, que a interpretação é condicionada) para ele ter as próprias conclusões.

Se a ideia é apresentar o produto ou marca, você conta sobre ele, fala sua história, seu desenvolvimento e demais informações. Aqui, o convencimento se dá por meio de empatia do público, com as cenas e episódios acerca do produto.

 

4.      Use personagens

Personagens, em storytelling, podem ter as mais diversas características e funções, mas todos servem para reforçar a qualidade, importância ou valor agregado do produto a ser comercializado.

São clientes satisfeitos, desenvolvedores do produto, ou o próprio produto personificado.

Em campanhas políticas, a “personagem” fica mais evidente: ela é o político; as demais personagens são antagonistas ou coadjuvantes.

 

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