Como se destacar enquanto jornalista?

Uma das carreiras nmais cobiçadas é a de jornalista. Mas não basta saber escrever bem, para ser um profissional destacado. É preciso mais. veja em nosso artigo.

Uma das carreiras na comunicação mais cobiçadas e romantizadas é a de jornalista. Quem não se lembra de jornalistas famosos, que mudaram a imprensa de seus países (como Tom Wolfe, Vladimir Herzog, Glória Maria, Joseph Pulitzer)?

Entretanto, para essas pessoas “chegarem lá”, o caminho foi tortuoso. Muito mais do que a maioria das “pessoas comuns” imagina. Um bom jornalista não é um simples repórter.

(Porque vale dizermos: um repórter é um jornalista que faz a reportagem, ou seja, coleta informações e dados).

Um jornalista, ainda mais um jornalista especializado, é um profissional de grande qualificação e experiência, e para alguém chegar a esse posto, não basta saber escrever bem. É preciso mais.

O que? Veja em nosso artigo.

 

1.     Saiba escrever

Mesmo que você queira ser um jornalista de televisão, no melhor estilo de Ricardo Lessa ou Larry King, saber escrever bem é essencial. O jornalismo se faz com pesquisas, redação de roteiros e pautas, mesmo quando ele é gravado.

Logo, treine sua redação, ao ponto de você desenvolver um estilo pessoal marcante e único.

Já listamos alguns livros, que podem ajudar você a ser um bom escritor do gênero. Então, se sua ideia é trabalhar com jornalismo, comece escrevendo bem!

 

2.     Estude áreas variadas

Por mais que você queira se afunilar em um nicho ou área, um bom jornalista precisa conhecer um pouco de tudo, pois sabe que todos os campos da sociedade, seja em política, economia, ciências ou cultura estão interligadas em algum ponto.

Assim, você pode, com certeza, se tornar um jornalista-referência, como Galvão Bueno no futebol, e Reinaldo Azevedo em política.

Porém, tenha um mínimo de leituras o bastante, para conseguir abordar qualquer assunto. Até porque, no início, é isso que você precisará fazer.

 

3.     Não descarte possibilidades

O ultimo tópico nos leva a esse: não descarte a possibilidade de fazer uma matéria sobre um assunto, só porque você não é um “especialista”. Quando você estiver começando, procure fazer matérias, integrar equipes de pauta e pesquisa.

Essa abrangência vai trazer conhecimentos sobre novas áreas, técnicas de comunicação, e demais questões que apenas um jornalista com anos de carreira poderia saber. Além de trazer conhecimentos técnicos de escrita, para que você torne seu texto único.

Além disso, integrar equipes de pautas variadas possibilita que você faça networking, e isso é essencial, para que seu nome vá sendo conhecido, e seu trabalho, lido.

 

4.     Assuma riscos

Assumir riscos, nesse caso, não significa aceitar cobrir uma guerra civil, em um país distante. Até pode ser uma possibilidade, caso você queira se especializar nessa área.

Mas quando pensamos em “riscos”, estamos falando em se voluntariar para matérias e coberturas que eventualmente surjam, e que o editor chefe não tenha entregue a ninguém, antes.

Essas matérias podem parecer menores, ou de menos relevância, do que uma guerra civil, ou a vinda de um político internacional, por exemplo.

Mas se elas são temas que surgem, então têm relevância. Logo, precisam ser abordadas com profissionalismo, seriedade e comprometimento.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.