Como organizar uma revista ou jornal?

 

Quando pensamos em uma publicação periódica com notícias (um jornal, revista, boletim), a realização desta parece algo óbvio. Uma revista se organiza por meio de um tema, e artigos em volta dele, certo?

Quase isso. Organizar uma revista ou jornal não é tão simples, e a criação de uma precisa seguir alguns parâmetros, sob o risco de as edições perderem sua coesão, e ela se tornar repetitiva, mesmo que o assunto sejam notícias.

É preciso haver uma linha editorial, a definição de um público-alvo, definição de pautas, um estilo de escrita, uma identidade visual… Ou seja, são diversas coisas envolvidas, para a criação de uma publicação sazonal.

Quer saber mais sobre elas? Então, leia nosso artigo, e comece sua publicação!

 

O gênero “revista/jornal”

Uma revista ou jornal é uma publicação sazonal (ou seja, de tempos em tempos) que vai trazer informações sobre algo (ou alguém, ou algum assunto).

Como tal, o jornal e a revista são gêneros literários, e embora eles possam ser semelhantes a outros tantos tipos de publicação (como newsletter ou ata), eles são diferentes.

Por quê? Primeiro, porque nem sempre o jornal ou revista fala de atualidades. Temos o caso de publicações como Aventuras Na História, que é uma revista sobre a História.

O que faz uma revista ou jornal ser revista ou jornal é sua linguagem.

 

Definindo a linguagem

A linguagem e estilo de um jornal ou revista são diferentes de um newsletter ou circular interna, por exemplo, porque ela trará as notícias ou reportagens.

Pode ser uma publicação mais informal ou mais literária, pode ter um foco em uma área de interesse ou conhecimento específico…

A escolha do tipo de linguagem define o grau de formalidade e aprofundamento, a relação que se quer estabelecer com o leitor e com a sociedade, a intenção, em relação aos assuntos etc.

Isso é, a revista precisa ter uma linguagem que seja comum, a todos os artigos, salvo aqueles que sejam intencionalmente diferentes – por exemplo, o tom sério da Folha de São Paulo, em contraste ao tom debochado do jornalista José Simão.

 

Tamanho dos textos

Outro aspecto de linguagem é na extensão dos textos.

Se uma revista tiver textos de muitos tamanhos variados, isso demonstrará uma tendência a valorizar certos assuntos, e relevar outros.

Por sua vez, se a revista procurar manter todos os textos com uma extensão próxima, isso vai indicar uma (alegada) tendência a “neutralidade”.

O que define essa tendência é a linha editorial.

 

Linha editorial

Quando pensamos em linha editorial, é comum associarmos ela à política, porque jornais ou revistas que sejam contrárias a um governo terão uma linha editorial ofensiva a ele – e vice e versa.

Mass isso acontece em publicações de todos os gêneros. Uma revista voltada ao futebol, por exemplo, pode ter uma linha editorial defendendo um esporte tradicional, ou uma linha mais progressista.

A linha editorial define o estilo dos textos. Outros elementos definidos pela linha editorial são as imagens utilizadas, diagramação e design e publicidades

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.