O que faz um diagramador?

Uma das profissões mais importantes do mercado editorial é a dessa pessoa, que faz o texto, coloca ele de um jeito únicos, organiza ideias, para elas ficarem mais fluídas e claras, e pensa na melhor forma de transmitir a mensagem correta ao leitor.

Quem é esse? O escritor? O editor?

Não. Ele é O Diagramador.

Profissional responsável por cuidar da parte visual do texto, o diagramador é um profissional que tem diversos conhecimentos técnicos e teóricos, e pensa o texto como um objeto gráfico.

Mas não só o texto: imagens, bordas, letras, entre tantos outros elementos, que precisam ser trabalhados, a fim de que o objeto final – o livro, jornal, revista ou página de internet – fique adequada.

Assim, a pergunta aqui é a seguinte: o que faz um diagramador? Como virar um?

 

1.      Pensar a organização gráfica da publicação

A tarefa mais óbvia do diagramador, aquela que todo mundo acha que pode fazer se souber qualquer coisa sobre Pacote Office, é organizar a página de texto.

Organizar margens, títulos e subtítulos, parágrafos, disposição do texto, cores e tipografia (isso é, qual letra será usada) é a principal tarefa de um diagramador.

Porém, isso não é uma tarefa tão fácil quanto parece.

Primeiro, porque há questões técnicas específicas, dependendo do tipo de objeto-livro e do gênero a que pertence o texto – e essas são definidas pela ABNT.

Segundo, há publicações cujas páginas são impressas em páginas duplas, costuradas e, depois, coladas em um todo. Outras, são impressas individualmente e simplesmente coladas.

Esse formato não se cria em word, mas em programas específicos de diagramação (há programas pagos e programas gratuitos, na internet).

Além disso, nem todas as margens ficam, impressas, tão bem quanto ficam no computador. A disposição e tamanho das letras, na relação com as margens, precisa ser adequada, sob risco de cansar o leitor (e assim, diminuir a boa-recepção da obra), aumentar os custos de produção (mais margem significa mais páginas), entre outros.

Ou seja, a primeira tarefa do diagramador, aquela pelo qual ele é mais conhecido, é a mais difícil e exigente.

 

2.      Ajustar imagens e textos na página

Outra tarefa do diagramador é em relação às imagens. Hoje, com aplicativos de edição de imagem, ajustar imagens ficou mais fácil.

Porém, apenas um profissional com conhecimentos técnicos em design e diagramação o faz de um formato adequado para impressão. Isso porque, há teorias e técnicas envolvendo imagem e estrutura visual do texto.

Outro trabalho que pode envolver o diagramador é o da capa. O diagramador pode ser a pessoa que vai transformar as imagens do capista (a imagem, as letras, a organização da capa) dentro de um formato adequado para impressão.

Orientações de mercado ou de ordem publicitária podem entrar nesse quociente, uma vez que em publicações periódicas, como revistas semanais, a capa é em si, uma linguagem. Não por acaso, muitos diagramadores são artistas ou designers de formação.

Como você pode ver…

…A diagramação é muito mais do que apenas uma formação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.