O que é um emprego técnico? Qual o nível de especialização necessário?

 

Quem termina o ensino fundamental, se vê diante de duas possibilidades, na hora de continuar os estudos. A primeira, é fazer o ensino médio regular. A segunda, é fazer o ensino técnico.

E muitos alunos optam por essa situação. Fazer um curso técnico junto com o ensino médio regular. Dessa forma, esses alunos terminam o colégio, em teoria, já capacitados para conseguir uma colocação profissional.

Algumas pessoas, entretanto, não fazem o ensino técnico durante o colegial. Porém, formados, colocam essa escolha com arrependimento – justamente por essa possibilidade: encontrar um emprego.

Mas afinal, o que é o ensino técnico? Quem pode fazê-lo? A que tipo de empregos, uma formação técnica leva? Quais as vantagens e desvantagens dessa modalidade? Confira todas essas respostas aqui.

 

O que é o ensino técnico

O ensino técnico, como o próprio nome diz, é o ensino de técnicas específicas de uma área do saber. Ele é um ensino especializado, mas não é tão aprofundado, e ter essa noção faz toda a diferença, na hora de você fazer seu plano de carreira.

O profissional técnico não será tão capacitado quanto um graduado. Em algumas áreas, como enfermagem, cargos de chefia ficam para enfermeiras de formação universitária, por exemplo. Outra questão importante, é que o profissional técnico é tão autônomo, quanto seria no caso de um graduado.

Isso porque, o ensino técnico não tem a mesma profundidade de uma graduação. Então, se o aluno pretende seguir carreira acadêmica, ou se especializar em uma área, o ensino técnico será insuficiente.

Outra coisa, é que o ensino técnico pode ser cursado em qualquer época da vida. Não é apenas durante o ensino médio, mas em qualquer época da vida. Basta procurar uma escola técnica.

 

Que profissões técnicas existem?

Existem algumas áreas de ensino técnico. Mas praticamente, todas as profissões têm seu “braço técnico”.

As profissões técnicas mais comuns são em enfermagem, mecânica, elétrica, comunicações, fotografia, metalurgia e marketing, e com todas elas, o técnico graduado consegue construir um plano de carreira consistente.

Vale lembrar que, ser formado em uma escola técnica não significa não precisar (ou poder) estudar e se aprimorar em sua área. o ensino técnico é, como o próprio nome diz, o ensino de técnicas de trabalho. E essas técnicas evoluem e passam por inovações, constantemente.

Um técnico em comunicações, por exemplo, vai estudar muito sobre instalações de internet, novas tecnologias de comunicação e informação, entre outros.

Formação técnica: vantagens e desvantagens

Depois de termos um panorama sobre o que é a formação profissional técnica, chega o momento de listas quais são as vantagens e desvantagens em uma formação técnica.

Do ponto de vista de vantagens, podemos listar um mercado de trabalho relativamente seguro e estável. Muitos trabalhos são puramente técnicos. Alguns, inclusive, trazem a possibilidade de crescimento – no caso de um técnico em contabilidade que abre um escritório.

 

As desvantagens são, principalmente, no que se refere ao aprofundamento teórico da área de conhecimento do trabalho executado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.