Como gerar engajamento nas redes sociais?
Ajustando alguns detalhes sua rede social irá crescer muito
Uma das melhores ferramentas do marketing digital é o uso das redes sociais, para gerar engajamento ao produto ou ideia vendida. E uma das formas de gerar engajamento é com o trabalhado de influenciadores.
Para gerar o engajamento, por sua vez, estratégias de comunicação são necessárias.
Existe uma série de ferramentas de SEO (como o hashtag e as palavras-chave) que fazem o conteúdo chegar até o público, para além dos simples uso de publicidade paga.
Para engajar nas redes sociais é preciso usar estratégias – muitas delas vindas do marketing de guerrilha.
Para entender como fazer uma boa campanha, acesse nosso artigo!
1. Participe das trends
“Trend” vem do inglês, significa “tendência”, e o termo reflete bem o cerne das redes sociais: unir pessoas em um objetivo em comum (uma coreografia, uma imagem alusiva, um listagem de informações pessoais), cada uma com sua forma específica e peculiar de “contribuir”.
Logo, uma forma de você gerar engajamento no seu produto ou marca é associando ele a uma trend.
Pode ser solicitando que o usuário poste um vídeo ou imagem com o produto, pode ser associando ele a uma coreografia, pode ser pela gravação do uso e consumo do produto.
Por exemplo, se você quer engajar um alimento, crie uma trend que envolva as pessoas consumindo ele pela primeira vez, tendo reações e ele.
2. Faça lives
Lives são transmissões ao vivo pelas redes sociais, e foram um recurso que se popularizou e aprimorou durante a pandemia de Corona Vírus em 2020. Elas permitiram que as pessoas se relacionassem em tempo real.
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Logo, são um ótimo recurso para gerar engajamento, pois em uma live, além da possibilidade de falar sobre o produto ou ideia, há a visualização do público e a possibilidade de interação entre os apresentações e a “plateia”.
As lives podem ser para debater o produto, para testar seu uso, para conhecer os envolvidos, ou simplesmente como uma forma de entretenimento, mas com a menção ao produto.
3. Faça colaborações
As colaborações, em redes sociais, podem significar diversas formas de publicação, dentre as quais as chamadas “reacts” (de “reação”), os “remixes” e os “recebidos”.
Esses três formatos de trend se pautam no chamado “marketing do absurdo”, por serem publicidades indiretas.
O “react”, como o nome indica, é a uma reação, de uma pessoa, ao vídeo de outra. Assim, o influenciador A posta um vídeo tocando piano, por exemplo, e o influenciador posta o vídeo dele reagindo ao vídeo de A.
No caso de publicidade, a reação pode ser de B reagindo ao vídeo de A consumindo um produto ou difundindo uma ideia.
Os “remixes” são uma ideia parecida com a da trend: trata-se de um vídeo os influenciadores sendo “dublados”. O recurso pode ser usado como uma forma de promover o produto, a partir de diálogos cômicos.
Um “recebido” é um vídeo de um influenciador recebendo um produto e reagindo à abertura do pacote, suas primeiras impressões dele, e suas demonstrações de agradecimento ao remetente.