Dicas para uma boa campanha de marketing digital

 

Existente há pelo menos 25 anos, a internet mudou a forma como as pessoas se relacionam com o mundo. O acesso à cultura, a comunicação massiva e a imediatez das informações mudaram a sociedade.

E a publicidade precisou se adaptar a esse novo contexto. Antes, as campanhas publicitárias eram pela TV, Rádio e Mídias Impressas – meios de comunicação que não permitiam uma resposta imediata do consumidor, nem a difusão desse conteúdo.

O boom das redes sociais, a partir do Orkut, por volta de 2003, mudou isso. Desde então, as campanhas online precisam ser criativas, falar a linguagem do público-alvo, gerar apelo.

Parece uma receita fácil. Mas nem sempre ela funciona. Na maior parte dos casos, é devido a algum excesso, na campanha.

Você conhece os “ingredientes” de uma boa campanha pela internet? Confira:

 

1.     Use memes

“Memes” são espécies de charges feitas a partir de fotografias de ícones pop, trechos de filmes e programas, ou criações exclusivas.

Por seu conteúdo ser editável, elas podem ser usadas para tudo.

Até para publicidade. Usar um meme pode ser um recurso, se as seguintes condições forem obedecidas:

 

2.     Use hashtags (#)

Já falamos dos hashtags, o sinal de “jogo da velha”. Esse sinal serve para destacar uma palavra, frase ou conceito, tornando esse, uma tendência. Usar hashtags pode fazer sua campanha ser mais divulgada – ou, ser encontrada em uma busca pela palavra do hashtag usada.

A equipe de publicidade que queira usar hashtags precisa saber operar sistemas de Data Analytcs.

 

3.     Esteja em várias redes sociais – e se adeque ao padrão delas

Estar em várias redes sociais significa usar Instagram, Facebook, Tik Tok, etc. cada uma dessas redes têm um padrão de publicações próprio. Use esse padrão em sua campanha.

Por exemplo, criar um conteúdo de Instagram com muito texto, mas sem uma imagem marcante.

 

4.     Patrocine influenciadores digitais

Um influenciador digital é alguém que produz conteúdos para internet e têm milhares de seguidores nesses. Patrocinar esses influenciadores é uma forma de fazer publicidade paga.

É uma ação que alguns usuários de redes criticam – por ser uma publicidade paga e não a “opinião sincera”. Mesmo assim, costumam ser ações sucessivas.

Por vezes, o influenciador explicita que recebeu o produto, disponibilizando um cupom de desconto exclusivo ou realizando sorteios.

 

5.     Faça parcerias com apps

Financiar publicidade paga em aplicativos é um recurso cada vez mais utilizado. Pessoas utilizam aplicativos de quase todos os segmentos imagináveis. Associar sua marca a um deles garantirá visualizações, por parte de diversos públicos.

 

6.     Interaja

Não apenas como um serviço de SAC. Como usuário das redes.

Crie conteúdo interativo (pesquisar, caixa de sugestões), dê respostas instantâneas e sem uma linguagem-padrão, divulgue conteúdos onde seu produto foi marcado, e incentive seus clientes a fazerem o mesmo.

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