A importância dos hashtags (o #) para seu negócio

Quem tem um negócio, seja ele de vendas, atendimento ao público ou serviço cultural, sabe que se comunicar adequadamente é primordial. Tanto para você atingir esses consumidores, quanto para entender a resposta que seus serviços e ações produzem.

Antes, isso podia ser verificado com pesquisas de opinião, e estatísticas de consumo e vendas. Com as redes sociais, acessar a opinião desse público fica mais fácil. Fóruns, comentários e comentários em sites como YouTube e Instagram permitem monitorar o alcance de um produto ou serviço com mais sinceridade e intimidade.

Por outro lado, as redes permitiram a criação de novas ações publicitárias, inclusive como uma forma de respostas imediatas, para reações negativas ou positivas. E uma dessas ações é o uso dos Hashtags – o famoso “jogo da velha” (o #).

Você sabe por que ele é tão importante para uma marca? Sabe como utilizar ele para deslanchar um produto, ideia ou ação? Conheça, algumas dicas de como utilizar os hashtags para alavancar vendas e promover seus negócios.

 

Hashtag: a versão digital do “bordão”?

O que é um hashtag? A primeira pergunta não é tão fácil de responder, mas uma boa alternativa para pensar sobre ele é “uma versão digital do bordão”; podemos pensar em “palavra-chave”, também, mas, para os propósitos de publicidade, “bordão” cabe melhor.

Vamos entender.

O hashtag é uma palavra ou frase, que, está carregada e embasada em uma ideia bem específica. Não é propriamente uma palavra-chave, porque o hashtag pode ser uma frase com dois ou mais períodos. E não é só um bordão, porque ela pode ser, simplesmente, uma única palavra.

Mas a ideia do hashtag na publicidade é, justamente, essa, agregar conteúdos e valores por meio de palavras-chave e bordões específicos.

Uma loja de móveis, por exemplo, usava num momento anterior ao boom das redes sociais, o seguinte bordão nas suas propagandas: “Quer pagar quanto?”, para falar de descontos. Por sua vez, uma empresa de seguros utiliza substantivos e adjetivos (“Confiança”, “Confiável” etc.) sem qualquer contexto, como forma de agregar valor à sua marca.

Um hashtag faz isso, nas redes sociais.

Usando hashtags para agregar valores

Usar hashtags para agregar valores significa divulgar produtos, bordões e palavras-chaves. O hashtag da loja de nosso exemplo #quer_pagar_quanto ou coisa do gênero. A seguradora, por sua vez, listaria seus valores agregados, pelos hashtags: “#confiança #segurança #tranquilidade” etc.

Ou seja, o hashtag faz parte do briefing de uma campanha publicitária. A marca que queira fazer um social media press massivo precisa de um profissional que entenda de monitoramento de dados, aplicados á pesquisa de mercado, para que a redação empregada utilize os hshtags certos.

Outra ação que pode ser muito eficaz, na hora de usar hashtags em sua campanha, é criar um bordão call to action. Por exemplo, a Nike, que usa o #justdoit.

Usar hashtags em uma campanha pode ser muito eficaz, para conquistar novos públicos-alvo e alavancar as vendas – se você souber unir a criatividade à pesquisa de mercado.

1 comentário
  1. […] Já falamos delas aqui. As hashtags, o famoso #, que serve para indexar assuntos no Instagram é essencial para que seu produto saia de sua bolha particular de contatos. Isso é, para que ele seja encontrado por quem busca as palavras associadas a seu produto. […]

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