Mitos sobre a arquitura

 

Dentro das profissões que unem Matemática, uma das profissões mais cercadas de mitos e equívocos é a de arquiteto.

Os leigos não costumam entender o motivo de contratarem um – quando o há “o Engenheiro”. Ainda associam a arquitetura a grandes custos, e ou pensam que o trabalho dela é apenas “criar casas bonitas”.

Trata-se de mitos. A Arquitetura é tão ampla e desafiadora, quanto à Engenharia Civil. E, vale dizermos, arquitetos são profissionais imprescindíveis para a realização de qualquer tipo de obra.

Você sabe por quê? Veja em nosso artigo quais são alguns mitos da arquitetura.

 

1.     “Arquitetos são “auxiliares” de Engenheiros”

MITO.

Arquitetos não são engenheiros.

Quando pensamos em construção civil, a maioria dos leigos coloca a figura do Engenheiro como central. E claro, eles são fundamentais em uma obra.

Mas os arquitetos também são profissionais fundamentais em uma obra. É impossível construir um edificio sem arquitetos e engenheiros. Ambos os profissionais têm atribuições – que são diferentes e complementares.

Arquitetos desenvolvem plantas, projetam estruturas, organizam a parte elétrica e hidráulica de uma obra, fazem análises do espeço urbano, para decidir como será a edificação. Eles unem estética e conforto à geometria.

Os engenheiros utilizam formulas de Matemática e Física para concretizar esses planos.

 

2.     “Arquitetos são caros”

Errado.

Arquitetos fazem projetos caros, quando o cliente traz exigências caras. O cliente precisa ter em mente que o arquiteto (ético) vai buscar os melhores materiais e soluções, a partir do máximo de orçamento possível.

E quanto ao seu custo, esse é relativo à sua formação e expertise: tem a graduação, cursos complementares, conhecimento técnico-científico.

Claro que será mais caro do que um pedreiro – porém, será mais bem planejado.

 

 

3.     “Eu já planejei a obra”

Se você não tem a formação em arquitetura, você pode fazer um belo desenho ou descrição do que você quer. Porém, você não conseguirá transformar isso em realidade, de forma bem planejada adequada e segura.

Um arquiteto ético e bem capacitado não vai instalar uma única tomada, se o cliente não quis ela lá. Porém, ele será capaz de transformar quase toda ideia abstrata, em forma física.

 

4.     “Só vou reformar um quarto”

Se a sua reforma não for apenas pintas as paredes, contrate um arquiteto. Isso porque, além de saber como fazer modificações estruturais seguras, esses profissionais conhecem a legislação de reformas.

Logo, eles farão a obra sem que você cometa infrações na lei municipal de reformas e zoneamento, e sem que a edificação corra riscos de desabar, sofrer infiltração ou pane elétrica.

 

5.     “Gosto de desenhar, por isso vou fazer arquitetura”

Para ser um arquiteto, não é necessário saber fazer desenhos perfeitos, mas sim, saber fazer desenhos técnicos perfeitos, e aqui tem uma enorme diferença.

Um desenho técnico é aquele feito a partir de técnicas de geometria e matemática, com esquadros e compassos – e isso, o arquiteto aprende e aprimora na graduação.

Para ser arquiteto é preciso gostar de Matemática, Desenho Geométrico, (um pouco de) Física, Sociologia, Química, Estética e Geografia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.