Como fazer um jardim ecologicamente correto?

 

Muitas pessoas e empresas têm buscado a criação de jardins, quintais e áreas verdes em espaços que antes eram apenas concreto. Isso é algo extremamente positivo para as cidades, pois jardins auxiliam a diminuir o calor e poluição urbanas.

Alguns empreendimentos buscam jardins verticais, isso é, uma série de vasos, alocados nas paredes laterais de prédios. Eles não são um problema, mas exigem alguns cuidados especiais, principalmente e épocas de estiagem.

Porém, outas pessoas optam por reformas, colocando árvores, criando lagos com peixes, abrindo gramados. A ideia é perfeita.

Contudo, é preciso que alguns cuidados sejam tomados, a fim de que o jardim seja correto, ecologicamente falando. Não que ele, por si só, já não seja.

Porém, é possível ser mais. Como? Veja em nosso artigo!

 

1.     Aposte em espécies nativas

Há milhares de jardins e parques em grandes centros com gigantescas árvores de eucalipto. Esses parques são perfeitos, para evitar um agravamento do efeito estufa, mas poderiam ser melhores.

Como? Com o cultivo de plantas nativas. Claro que os pés de eucalipto desses lugares não devem ser derrubados. A cultura, importada da Oceania se adaptou bem a nossas terras, e traz inúmeros benefícios à saúde.

Porém, com o cultivo de espécies nativas, seu jardim traz muitas outras vantagens.

A primeira, é que com elas o solo não sofre alterações fisioquímicas tão graves. Algumas espécies importadas empobrecem o solo.

A segunda, é que dessa maneira você incentiva pessoas a conhecerem a flora nativa, e então evita a extinção de espécies vegetais antigas.

 

2.     Crie lagos com animais diversos

Criar um lago com carpas pode ser visualmente encantador. Porém, pode ser ainda melhor se, além de carpas, você colocar animais de rios de lagos como sapos, rãs e lagartixas, insetos como joaninhas e outras espécies de peixes.

Se o lago estiver ecologicamente equilibrado, os animais não terão muita interação com pessoas, e mais do que isso, vão ajudar a reduzir o número de insetos que espalham doenças, e melhorar a qualidade das plantas (fertilizando o solo, e espalhando pólen).

Além disso, você contribui para quebrar preconceitos das pessoas, contra esses animais que, são benéficos para o meio-ambiente, e inofensivos às pessoas.

 

3.     Evite fertilizantes químicos e pesticidas

Apesar de fertilizantes químicos ajudarem as plantas a gerarem frutos mais rapidamente, eles podem ser nocivos ao meio-ambiente, e podem, inclusive, tornar os jardins mais prejudiciais às pessoas.

Pesticidas, por sua vez, acabam com insetos transmissores de doenças, mas também com aqueles que auxiliam a equilibrar o meio-ambiente, e tornar plantas mais saudáveis e a terra mais fértil, como o caso de minhocas e abelhas.

Para evitar os animais nocivos, mantendo a presença dos benéficos, aposte em repelentes naturais, e garanta sempre a limpeza e descarte de lixo, de maneira adequada.

 

4.     Crie um jardim favorável a pássaros

Pássaros ajudam o crescimento das plantas e o controle de pragas urbanas, além de tornarem o ambiente mais agradável.

Para isso, crie espaços sombreados, espalhe frutas, e não use pesticidas.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.