Mais do que batons e esmaltes: a indústria da beleza, hoje

Foi-se o tempo em que a maquiadora precisava apenas conhecer as melhores marcas de batons, rímel, pós e esmaltes. Falarmos em estética, hoje, é falarmos em valorização da pessoa humana.

Para cada mulher, com suas particularidades biofísicas únicas, há um tipo de maquiagem e tratamento estético. Logo, cabe à profissional de estética ler sua cliente, entender seus desejos e entender a melhor forma de possibilitar essa beleza a ela.

Por isso, a maquiadora, hoje, não é só alguém que faz uma técnica. É alguém que conhece técnicas, conhece tratamentos, conhece procedimentos. Também conhece sobre estética e padrões de beleza. Assim, conversa com a cliente, dá conselhos, oferece opções variadas.

Autoestima e maquiagem

A profissional da estética que se destaca é maquiadora, conselheira, “psicóloga” e acima de tudo, amiga de sua cliente. Conhece ela, mais do que a própria cliente.

Logo, a profissional da estética que quiser se destacar precisa saber um pouco sobre a História da Estética: por que alguns tipos físicos são mais valorizados do que outros? Por que algumas cores são passageiras e outras nunca saem de moda? O que significa uma iluminação mais fosca ou mais brilhante?

Perguntas que parecem simples demais. Mas que ajudam a profissional a entender a forma como sua cliente está pensando a própria aparência.

A autoestima de alguém também é, muitas vezes, ligada à aparência. Às vezes, pode acontecer de uma mulher se achar “feia”, por ter muitos problemas com acnes, justamente, por não entender sobre a oleosidade da sua pele. Outras, podem pensar que a maquiagem não é “para elas”, por não saberem se maquiar.

Logo, cabe a uma profissional com a formação adequada pode ajudar a cliente – e fazer uma verdadeira mudança na vida dessa pessoa. Seja entendendo sobre tratamentos faciais, seja se especializando em tipos de maquiagem profissional. Ser maquiadora não é só mudar uma aparência – é ajudar alguém a desenvolver sua personalidade e autoestima.

Para além da beleza: a saúde

Outra vertente do mercado de estética é no que diz respeito à saúde. Por muito tempo, a busca do ideal de beleza foi associado a uma busca pela aparência. São coisas do passado.

Hoje, a maquiagem não é buscar um ideal de beleza. É antes, aprender a se valorizar, aprender que todos os rostos, e tons de pele e cores de olhos e cabelos têm seu valor. A mulher de um tom determinado precisa, apenas, receber orientação. A maquiadora com boa formação, será essa pessoa.

Mais do que a beleza, a profissional de estética promove a saúde de suas clientes. Tratamentos como massagens com pedras quentes, técnicas de acupuntura, e cosméticos homeopáticos e veganos ganham cada vez mais destaque.

Cuidar da beleza não é só cuidar da aparência: é cuidar, também, da saúde da pele, cabelos, pelos corporais, dentes e unhas, também!

Gerindo seu próprio negócio

Por fim, a profissional de estética não pode esquecer-se de ser uma empreendedora. Ela será responsável por fazer um balanço de custos e ganhos, deverá gerir seus horários, sua jornada, o valor de seu atendimento…

Não é um caminho fácil. Mas é um caminho possível de se trilhar e se destacar.

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