Como transformar seu restaurante em uma “Experiência Gastronômica”

Muitas pessoas que cozinham, gostam de comer bem, gostam de ambientes de badalação têm um sonho: abrir seu próprio restaurante ou bar. Seja por criatividade com as panelas, seja pelo gosto em servir os outros, esse é o sonho de muita gente.

Porém, muitos restaurantes abrem todos os anos – e muitos também fecham. Por quê? O que garante o sucesso de um negócio nesse ramo? Podemos dizer que é uma combinação de fatores:

  1. Tipo de comida;
  2. Relação de oferta e demanda;
  3. Ambiente

Para alguém ter sucesso, nessa área, seu negócio precisa se destacar em pelo menos algum desses 3 pontos – ou no 3, claro. entretanto, pontuar nesses três quesitos não é uma tarefa fácil.

Se você mora em uma grande metrópole – como São Paulo ou Rio de Janeiro – tenha certeza: provavelmente o nicho de restaurante que você pensou já existe. Comida brasileira, italiana, alemã, japonesa, árabe…

Para todos esses tipos de cultura, há diversos restaurantes, dos mais variados estilos.

Restaurantes demais, clientes de menos

Como pontuamos acima, se você vive em uma grande cidade, é muito provável que o nicho que você pensou para seu negócio já exista. Nas grandes capitais, você consegue comer comidas do mundo todo. Ponto.

Logo, seu negócio precisa se destacar pela relação “oferta x demanda” e pelo ambiente. Claro que é muito importante inovar no tipo de comida oferecida, e cursos de gastronomia e culinária sempre vão garantir que você tenha novas ideias, e aposte em menus diferenciados.

Entretanto, o destaque do seu negócio deverá ser por outros caminhos. Muitas pessoas abrem pizzarias, esquecendo um fato importante: já existem restaurantes muito mais tradicionais e conhecidos em volta.

Ou seja, há muita oferta para pouca demanda.

Experiências Gastronômicas: a alimentação multissensorial

Logo, o que vai garantir o sucesso de um restaurante não é (só) seu menu, e nem (só) a falta de concorrência. É antes, uma combinação dos três pontos que sustentam um serviço de alimentação. É fazer o seu negócio ser uma Experiência Gastronômica.

Quem está conhecendo um restaurante novo, não busca simplesmente uma comida saborosa. Para isso, existem os restaurantes tradicionais, já fixados no mercado. O cliente está buscando inovação e criatividade.

A imagem de um alimento muda a forma como percebemos ele. Logo, seu ambiente deverá apostar nessas inovações. Um design diferenciado de seu espaço físico vai garantir que o cliente sinta o alimento de forma diferente.

Além disso, apostar em atrações como uma música ao vivo, ou um jardim rico em espécies variadas, fará seu negócio ganhar destaque.

Apostar em comidas artesanais (como queijos e bebidas) também pode ajudar a compor a “narrativa” acerca do seu restaurante. O alimento que você está oferecendo, no ambiente que está sendo oferecido, compõe a “Experiência Gastronômica”; seu segmento não pode ser, simplesmente, uma refeição. Deve ser uma vivência em que sabores, imagens e aromas se misturam, e criam sensações totalmente novas.

Assim, se você quer se destacar no nicho de bares e restaurantes, o caminho para o sucesso é esse: apostar em um diferencial, para além da comida. Abrir um negócio “comum”, até pode servir por algum tempo. A pergunta-chave será: como fazer esse “comum” prosperar?

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