O que faz um editor de livros? 5 atribuições dessa profissão tão importante!

Quem gosta de livros, nem imagina, mas tão importante quanto o autor do livro, é o editor. Na verdade, talvez o editor seja até mais importante, você sabia? A gente fala isso por um motivo: o editor é quem lança o autor, quem determina como fica a cara do livro, o marketing por de trás do lançamento…

São funções que a gente, com o livro na mão, nem imagina. Mas o que faz um editor? Veja a seguir.

1. Diagramação

Um editor precisa saber sobre diagramação. Pelo menos o básico (aqui). E o que significa isso? Diagramação é entender como o texto vai estar formatado na página, como figuras e palavras se encaixam, como vai ser a capa…

Se não é o editor quem faz isso, é o diagramador. E um bom diagramador precisa ser escolhido à dedo. E quem escolhe esse diagramador? O editor. Ou seja, se o editor não souber um mínimo sobre diagramação, a chance dele não escolher um bom diagramador é grande.

2. Design do livro

Algumas pessoas confundem o diagramador com o designer e o capista. E de fato, um diagramador, às vezes é um designer. Mas nem sempre. O fato é, o designer é aquela pessoa que vai organizar a parte visual do livro.

As fotos, a capa, as imagens, as cores. Tudo isso é o designer que faz. E quem escolhe um bom designer é o editor. Logo, o editor precisa estudar design, e saber direcionar o trabalho do designer.

3. Parte Legal

O editor de um livro precisa entender de Direito. Simples assim. Para que o autor não copie o texto de outras pessoas, e nem que o texto seja copiado, o editor precisa saber um pouco sobre áreas diversas do Direito. Do Constitucional ao Financeiro, passando pelo Direito de Propriedade Intelectual.

Claro que o editor pode (e deve) consultar um advogado. Mas ele precisa entender o que o advogado estará dizendo a ele, e precisa estar prevenido, para não passar informações erradas aos seus autores.

Então, cuidar da parte Legal de uma publicação é algo que o editor também faz.

4. Publicidade

Divulgar um autor,, preparar material de divulgação, preparar material para divulgar os livros na internet… Várias coisas que são atribuições do publicitário. E que um editor também faz.

Se o editor não é o publicitário por de trás da divulgação de um livro, ele é, no mínimo, a pessoa que bate o martelo nas estratégias de divulgação de um autor e de uma obra.

Então, o editor precisa estudar publicidade, pelo menos para saber o que é “publico alvo”, “branding” e “checking” – conceitos tão importantes para quem trabalha com vendas.

5. Relações Públicas

Outra função que pode ser do editor, ou não, mas que, se for, pode ser o que vai garantir um bom número de vendas. Um RP é a pessoa que vai garantir que o autor seja entrevistado, vá à TV, participe de lives…

Um RP pode ser alguém formado em jornalismo, ou pode ser alguém que estuda Relações Públicas. De qualquer forma, J. K. Rowling (autora de Harry Potter) não seria quem ela é, se não tivesse um RP ali, garantindo que ela estivesse nos lugares certos.

Como você pode ver, o editor faz muita coisa. Inclusive, livros!

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