Lições do surf na vida empresarial

Quem gosta de surfar sabe, esse esporte não é apenas a vida de luxos e emoções que alguns filmes tendem a fazer parecer. Há altos e baixos na vida de um surfista, e mesmo em uma sessão de surf.

O mar pode enganar os iniciantes, mesmo com previsões meteorológicas. Há sempre o risco do “crowd” (ou seja, milhares de surfistas em uma única praia). Às vezes você está sem o material adequado (o mar está muito frio e você não está com a lycra certa, sua prancha não é adequada pra aquele tipo de onda).

Mesmo assim, quem gosta do surf, aprende a relevar todos esses revesse. Aprende a adotar um estilo de encarar a vida, onde, mais importante do que a onda perfeita e a praia vazia, é estar em contato com o mar.

É, enfim, querer avançar, melhorar suas técnicas, progredir. Entender que a melhor manobra, nem sempre é possível ou a mais adequada para o tipo de onda.

São lições que os surfistas, profissionais ou não, adotam em suas vidas. E lições que empreendedores podem adotar, para suas empresas, também.

Confira:

 

1.     O “crowd” vai existir. Mas o importante é você aproveitar o momento

Nem sempre o surfista consegue pegar ondas, sozinho. Em cidades como Ubatuba, em São Paulo, inclusive, é quase impossível fugir do “crowd” (muitas pessoas no mesmo lugar), nas altas temporadas.

Isso afasta o surfista? De forma alguma.

Isso é uma lição vital para quem quer empreender. Dificilmente você vai conseguir inovar em um campo totalmente novo. Para quase todas as demandas há uma oferta. Em quase todos os “mares”, haverá outros “surfistas”.

Logo, não empreenda esperando ser o único. Empreenda porque você quer e gosta; mais do que isso, empreenda porque você acredita no seu negócio.

 

2.     Seja criativo. Mas comece com o básico

Não adianta nada um surfista estar cheio de ideias novas, se ele não conseguir executar as básicas. Às vezes, um “tubo” pede uma manobra simples, mas o atleta decide inventar sem motivo e “toma caldo”.

Isso também acontece no mundo empresarial. Às vezes, não é a criatividade que vai te ajudar, e sim, o básico.

Tem casos onde o problema nem é tão grande. Mas, com qualquer coisa fora do convencional, ele pode se tornar gigante. Faz parte do empreendedorismo e do surf aceitar: tem horas que só o simples resolve.

 

3.     Arrisque-se. Mas de forma calculada

Se arriscar, igual Maya Gabeira fez em Nazaré, Portugal, pode levar você a se tornar o surfista mais conhecido do mundo – ou pode te matar. Maya teve sorte, vamos falar a verdade. Assumir riscos é importante, para o crescimento do surfista.

Mas esses riscos precisam ser calculados. Sua equipe de apoio precisa estar atenta, e pronta pra te ajudar.

No empreendedorismo, assumir um risco calculado é vital para sua empresa crescer. Planeje sua estratégia de mercado, mas pronto para agir, caso você comece a “se afogar”. Não se jogue em qualquer “tubo”, sem um plano B.

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