O que um assessor de imprensa pode fazer por você?

Empresários, personalidades, políticos e corporações: todos têm um Assessor de Imprensa na sua equipe técnica.

Um assessor ou um Relações Públicas (RP). O nome não é tão importante, quanto o trabalho.

Às vezes o “assessor” é uma equipe de assessoria, composta por profissionais de áreas tão diversas como jornalismo, psicologia, ciências sociais e, claro, marketing. Às vezes, o assessor é tudo isso em uma pessoa só (ou, uma pessoa só, que coordena uma equipe com esses profissionais).

Seja como for, se você ou sua empresa lidam com o público (e no caso de empresas, todas elas lidam), o assessor de imprensa é um dos pilares que vai garantir sua sobrevivência.

Os outros dois pilares são quem? O Departamento Jurídico e o Departamento de Marketing.

Ou seja: sem bons advogados, bons publicitários e um bom assessor, nenhuma empresa de grande porte vai pra frente!

Entenda.

 

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Se comunicando com o público no tom certo

A Assessoria de Imprensa, também chamada de Relações Públicas, de qualquer segmento faz aquilo que o nome propõe: produz a comunicação oficial, do contratante com a imprensa; produz relatórios e comunicados oficiais – marketing de relacionamento.

Produz aquilo que alguns setores chamam de Social Media Press Releases – Publicações em Imprensas e Mídias Sociais, traduzido livremente.

Esses relatórios e publicações podem ser coisas mais simples ou mais graves.

Por coisas simples, podemos pensar em uma Nota de Falecimento, um Comunicado de Desligamento, uma Parabenização Oficial…

Mas são nos momentos “graves” que eles são mais lembrados. Por que?

 

Desculpas oficiais e ataques públicos: o trabalho de um RP

Sempre que uma corporação ou pessoa pública se envolve em polêmicas, quem fala por ele, ou ainda, quem produz suas falas, é o RP. A equipe de assessoria de imprensa é formado por pessoas que visam contornar essa polêmica, da melhor forma possível.

Imaginemos uma situação que “quase” não acontecesse: um político envolvido em desvio de verbas públicas.

O RP desse político precisa pensar alguns pontos:

  • Qual a posição que esse político quer assumir (vítima? Réu confesso?);
  • Monitorar os dados acerca da polêmica;
  • Como reverter a eventual queda de popularidade desse político (o que o “povo” pensava dele antes, e o que pensa agora);
  • Pensar em respostas adequadas ao problema, sem causar um desgaste da imagem pública.

É um trabalho extremamente exigente. Envolve analise de dados, analise de marketing pessoal, análise do discurso (para usar o estilo e palavras adequados na intenção do discurso oficial), além de todo um trabalho com produção de imagem.

Até a cor das roupas são determinadas pelo RP, em alguns casos, pois o trabalho desses profissionais é esse: construir uma imagem oficial de seus clientes.

 

Sobrenome “Polêmica”

O trabalho de um RP é polêmico? Não tenha dúvidas. Às vezes o assessor precisa defender coisas que nem ele mesmo acredita.

Outras, ao contrário, envolve “atacar” pessoas e corporações, sutilmente.

Mas, tenha certeza, nenhum político, celebridade ou empresa sobrevivem à vida pública sem um bom assessor de imprensa dando orientações.

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