Para que servem os Gráficos?

Inventivos, coloridos, de formatos engraçados, e objetos de memes. Os gráficos são uma forma de alguém relatar algum dado, usando uma linguagem que não seja apenas verbal.

Porém, fazer um gráfico não é algo tão simples quanto parece. Alguém que não trabalhe com pesquisa de dados e divulgação estatística pode pensar que o processo consiste apenas em jogar os dados no Excel e aplicar uma fórmula.

Não é, inclusive, porque o gráfico utilizado precisa ser o mais adequado para aquela pesquisa em questão.

Um gráfico permite que a divulgação de certos dados seja feita de uma maneira rápida e dinâmica: você abre o relatório, vê aquela imagem e já entende o que será dito.

Então, qual é o mistério que há na produção de informação estatística?

Para responder a essa pergunta, você precisa entender qual é o tipo de pesquisa sendo realizada, e qual é a informação que essa pesquisa pretende alcançar.

 

Pesquisar não é só saber “uma opinião”

Quando uma empresa realiza uma pesquisa, ela busca dados estatísticos sobre determinado segmento. Pode ser uma opinião, o desenvolvimento de algum projeto, uma comparação entre dois produtos similares, entre outros.

Mas, basicamente, uma pesquisa estatística não é sempre igual. Logo, os gráficos utilizados por ele não serão sempre os mesmos.

Se a pesquisa busca saber um dado em um recorte muito especifico, um gráfico de setores (“Gráfico pizza”) pode ser muito mais eficiente, do que um gráfico em barras.

Por sua vez, se a pesquisa for em termos historiográficos (ao longo do tempo) formatos como o gráfico de linhas e o de barras funcionam melhor.

O mais importante é você saber que tipo de informação você pretende divulgar.

 

Séries, pontos e valores: entendendo o gráfico

Para você produzir um gráfico, a informação que você precisa ter é, a série, o ponto e o valor desse ponto, dentro dessa série.

Confuso? Vamos entender a partir de um exemplo prático. A aceitação de um chocolate entre consumidores de 5 à 10 anos de idade, ao longo de 4 anos.

  • A série é o dado sequencial.
  • O ponto são os elementos que compõe aquela série.
  • Os valores dos pontos são as avaliações desses pontos em cada série.

Abaixo listamos os principais tipos de gráficos, e qual é o seu uso mais indicado.

 

Gráfico de colunas

Um gráfico de colunas permite você representar valores de pontos comuns de séries diferentes. É muito útil para a avaliação de algo ao longo do tempo:

 

 

Gráfico de setores

O gráfico de setores serve para representar os valores de pontos em uma série específica:

 

Gráfico de linha

O gráfico de linha, por sua vez, serve para representar a progressão de valores de pontos de uma série:

 

O foco de um gráfico: a especificidade de uma informação

Quando vamos pensar em um gráfico, o que podemos notar é que cada um traz uma especificidade diferente. De forma que, em institutos de pesquisa, pode acontecer de uma mesma pesquisa ter vários gráficos associados a ela.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.