Profissões do Futuro: Oportunidades na Era da Inovação

Vivemos em uma era de transformações, onde avanços tecnológicos, mudanças socioeconômicas e tendências de mercado moldam o cenário profissional.

Na medida em que temos avanços significativos em nossos processos diários, novas profissões são “criadas” (isso é, antigas profissões se tornam tão especializadas, que viram uma área nova).

Logo, quando pensamos em “profissões do futuro”, é sobre essa especialização que estamos nos referindo.

Coisas e questões como inovação tecnológica, as crises ambientais e as mudanças nas estruturas da sociedade levam a criação de novos caminhos profissionais.

Em um mundo em constante evolução, estar na vanguarda das profissões do futuro é mais do que uma escolha de carreira: é uma obrigação e necessidade.

Logo, quais são as profissões do futuro? Quais são os campos de trabalho com maior tendência ao crescimento? Conheça algumas aqui no nosso artigo, e seja um profissional antenado às novidades

 

1. Especialista em Sustentabilidade

Com a conscientização sobre as mudanças climáticas, alertas sobre poluição e esgotamento de recursos naturais e a importância da sustentabilidade nas indústrias, o pensamento ecológico ganhou espaço em carreiras tradicionais.

Desde consultores em energia renovável até gestores de “projetos verdes” (em inglês, eco-friendly), o mercado está em ascensão. Esses profissionais são fundamentais na transição para uma economia mais verde.

2. Designer de Experiência do Usuário (UX)

Uma das áreas que mais recebeu atenção nos últimos anos foi a de User Experience (conhecido pela sigla UX). O UX é a área que desenvolve melhorias em sistemas de interface com usuários – por exemplo, o autoatendimento de um banco.

Os designers de UX são responsáveis por criar essas interfaces intuitivas em aplicativos, websites e produtos, garantindo uma interação suave entre humanos e tecnologia.

A profissão ainda engatinha. Logo, está destinada a crescer nos próximos anos.

 

3. Segurança digital

Com o aumento das tecnologia, vem o aumento dos problemas causados por elas. logo, o mercado de tecnologia têm buscado profissionais especializados em cibersegurança e sistemas de defesa digital.

De sistemas bancários à prevenção de fake news, o campo é amplo, e incluí proteção de  sistemas, redes e dados.

4. Engenheiro de Robótica

Robôs são uma realidade. Talvez, não como as figuras de Star Wars, mas certamente como gigantescas máquinas de produção industrial.

Além disso, sistemas como Alexia também são robôs, em certa medida. Logo é preciso existirem os profissionais que vão fazer os androides funcionarem.

 

5. Desenvolvedor de Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR)

Com o avanço das tecnologias imersivas (genericamente chamados de “metaverso”), o desenvolvimento de VR e AR é uma área em crescimento.

Des jogos à apps, esses profissionais desenvolvem novas fronteiras na interseção entre o digital e o físico.

 

6. Especialista em Ética em Inteligência Artificial

Diferente do que o senso-comum pressupõe, a Filosofia e Ciências Sociais têm uma profunda ligação com tecnologias. Como?

Pelo desenvolvimento de ética em IA. Códigos sobre os limites da IA e debates sobre crimes digitais precisam ser trabalhados e desenvolvidos. Caberá aos profissionais de humanidades (principalmente, de Filosofia) pautarem essas discussões.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.