O mercado de trabalho de Filósofos e Cientistas Sociais

Quando vamos fazer uma faculdade, nossos pais sempre se preocupam com a área de trabalho que vamos escolher. Dessa forma, é comum que algumas pessoas que queiram ser atores ou músicos, por exemplo, estudem, também Direito, Jornalismo ou Engenharia, como um “Plano B”… São profissões que têm seus mercados de trabalho bem definidos.

Mas e no caso de alguém que decide por estudar Filosofia ou Ciências Sociais? O que essa pessoa vai fazer (além de dar aulas para alunos de Filosofia ou Ciências Sociais)?

Todo mundo que estuda essas áreas, provavelmente, já escutou mais de uma vez “Mas, com quê você trabalha?”, quando disse sua formação, não é verdade?

Isso acontece porque, de fato, não vemos o resultado dessas áreas de trabalho da mesma forma que vemos os resultados do trabalho de um médico ou um arquiteto. Não vemos notícias de pessoas que tiveram problemas na justiça, e contrataram um Filósofo, para resolvê-lo.

Então, o que esses profissionais fazem (além de dar aulas de Filosofia ou Sociologia)? A resposta é direta, mas não tão simples: eles atuam na sociedade.

 

O “Mundo das Ideias” no dia-a-dia

Filósofos atuam com ideias. “Filosofia” vem do latim “Filo”, amor “Sofia”, conhecimento. Ou seja, eles atuam lidando com o conhecimento, com questões como éticas e moral, com a análise de atos e falas de pessoas

Já nas Ciências Sociais, encontramos áreas como Sociologia, Política, e Antropologia. São áreas dedicadas ao estudo da forma como a sociedade se organiza e se estrutura, como se dão as relações de poder, como se lidam com frustrações, consumo e medos

Isso tudo pode ser encontrado dentro de empresas, em um setor bem específico: o Recursos Humanos. Por mais que os RHs envolvam Direito, Psicologia, Administração e Contabilidade, pensar eles sem a atuação de Filósofos e Cientistas Sociais é quase impossível.

A abertura da sociedade às questões de Gênero, Raça e Classe transformaram as relações empregatícias e corporativas, para além da ótica do Direito Trabalhista. Comitês de ética empresarial requerem noções de Sociologia. É preciso que se analise cada caso, pelos fatores sociais e políticos dele.

Além disso, Filósofos e Cientistas Sociais, atuam com algo que é vital para quem quer entender a sociedade – mais especificamente, entender o que a sociedade quer: o “pessoal do marketing”.

 

Entendendo ideias, vendendo produtos

Cientistas Sociais e Filósofos são amplamente escalados para atuarem em institutos de pesquisa e agências de marketing, porque sua área de estudos lida com a formação social e cultural de um país, bem como, com sua formação identitária e ideológica.

Vender é convencer, e um dos jeitos de convencer alguém é pela emoção. E, para você vender algo, para alguém, você precisa entender essa pessoa. Mas, para você atingir esse apelo emocional, é essencial que você saiba do que essas pessoas gostam, têm medo, etc.

E não apenas estudar esse padrão aquele momento, mas como ele foi se construindo e modificando, o que influencia ele… Matérias envolvendo dados (isso é, Estatística).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.