O que é Desenvolvimento Sustentável? Como aplicar ele no ambiente corporativo?

O as palavras “Desenvolvimento Sustentável” estão muito em voga, hoje em dia. Porém, você sabe o que é isso? Qual é a importância desse conceito, para o planeta? E sabe como aplicar ele em sua empresa ou corporação?

 

Desenvolvendo a ideia de Sustentabilidade

Desenvolvimento Sustentável é um conceito criado pela ONU em 1983, e fala a respeito do avanço tecnológico humano, porém, respeitando o Meio Ambiente. Também é essencial criar condições para que o consumo seja consciente, e ecologicamente viável.

Ou seja, a vida humana e a ciência se desenvolvendo a partir de uma relação de respeito ao Meio Ambiente. Não é deixar de usar os recursos naturais, mas usar eles, a partir de ações para reduzir a poluição, evitar o extrativismo de matas nativas e repensando os excessos.

Como esse conceito se desenvolve em empresas? Como, por exemplo, um grande escritório na Avenida Faria Lima, em São Paulo, pode desenvolver ações, para estimular o desenvolvimento sustentável?

 

1.     Aplicando os 4 R

Os 4 R da sustentabilidade são um conceito de ecologia, que são, cada vez mais aplicados, quando se pensa em Desenvolvimento Sustentável. São eles Reduzir, Repensar, Reutilizar e Reciclar.

Em um ambiente empresarial, num primeiro momento, aparentemente, apenas um Programa de Educação para a Reciclagem pareceria viável. Sem dúvida, reciclar é um passo importante.

Contudo, programas visando Redução do consumo (de papeis e copos, por exemplo) e a Reutilização de alguns recursos e matérias (inclusive, de matérias orgânicas, no caso de a empresa poder arcar com a produção de composteiras) também são fundamentais.

 

Além disso, Repensar o uso de certos materiais (como lâmpadas incandescentes, folhas de papel, e materiais descartáveis) é emergencial.

 

2.     Firmar em parcerias com empresas sustentáveis e com certificação ambiental

A Certificação Ambiental é uma garantia que empresas podem ter, principalmente quando são empresas que lidam com matérias primas. Fazer parcerias com essas empresas, e valorizar o consumo de produtos delas é uma forma de promover o Desenvolvimento Sustentável.

Criar programas de Educação em Práticas Ecológicas é outra maneira de apoiar o Desenvolvimento Sustentável. Não é apenas uma questão de ética com o planeta e seus moradores. Também é demonstra uma preocupação com o futuro da vida como conhecemos.

Além disso, um caminho para o Desenvolvimento Sustentável passa por buscar parcerias com produtores de matérias primas que adotem ações agroecológicas e medidas socioambientais no meio rural.

 

 

3.     Criar programas de Educação Ambiental para crianças e adolescentes

Lembra da frase “Educação se aprende em casa”? Ela funciona aqui, também. A Educação Ambiental deve começar nos ambientes de convívio dos filhos dos funcionários.

Não é apenas promover a programas internos de sustentabilidade. É também criar projetos que visem a Educação de Crianças para Práticas Ecológicas, e a educação ao conceito de Biodiversidade, por exemplo.

A adoção desses programa é bom para o Meio Ambiente, bom para a Empresa (que se destaca por suas práticas sustentáveis e ecológicas) e bom para os funcionários, que são conscientizados.

 

A prática do Desenvolvimento Sustentável é (ou deveria ser) a palavra de ordem de todas as empresas. Qualquer negócio pode adotar essas práticas. Basta ter a consciência e o interesse de mudar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.