O futuro digital e as Profissões de Tecnologia da Informação (TI)

 

As profissões do futuro serão em Tecnologia da Informação (TI). Isso é fato. Hoje o TI desempenha um papel fundamental nos processos e burocracias de nossas vidas.

Logo, a rápida evolução tecnológica, traz oportunidades de carreira novas. Isso porque as profissões de TI são os “motores” por trás da revolução digital que vivenciamos nos últimos anos.

Dentre as carreiras, há desenvolvedores que criam aplicativos, analistas de dados que moldam estratégias de negócios baseadas em insights, desenvolvedores de software, dentre outros.

À medida que a tecnologia evolui, as oportunidades na área de TI crescem, abrindo um campo vasto para a especialização.

E afinal, quais profissões são essas? Conheça mais sobre elas em nosso artigo, e em nossos cursos!

 

1. Programador de Software

Entre as profissões de TI mais conhecidas, programador de software é a mais tradicional, mas esse campo é crucial na criação e aprimoramento de aplicativos e sistemas.

Seja desenvolvendo software para celulares, seja criando aplicativos da web, seja criando sistemas complexos, para empresas ou para a segurança nacional de países, desenvolvedores são o “cérebro” da experiência digital.

 

2. Analista de Dados

A explosão de dados na era digital trouxe a necessidade de especialistas em análise de dados – conhecida ainda como Data analysis.

Analistas de dados podem trabalhar com pesquisas, UX, ou sistemas de segurança.

Eles coletam, processam e interpretam grandes conjuntos de dados para extrair informações que orientam as estratégias de mercado, medidas administrativas, dentre outros, a fim de compreenderem melhor o comportamento do consumidor e a otimizarem seus processos.

 

3. Engenheiro de Redes

Uma das principais áreas de TI, hoje, os engenheiros de redes são essenciais para garantir uma comunicação eficiente entre dispositivos e sistemas.

Eles projetam, programam e mantêm infraestruturas de rede, garantindo que dados sejam transmitidos de forma rápida e segura.

Uma das principais formações da área é pela Cisco Certified Network Associate (CCNA).

 

4. Arquiteto de Cloud Computing

Uma das tecnologias mais conhecidas, hoje, é a computação em nuvem (cloud computing) – isso é, o arquivo se “espalha” por vários servidores, para garantir, segurança de dados.

A área de arquitetura em cloud computing é cada vez mais valorizada. Os profissionais são responsáveis por projetar e gerenciar ambientes de nuvem. Eles otimizam a infraestrutura, garantindo escalabilidade, segurança e eficiência.

 

5. Especialista em Segurança da Informações

Uma das questões mais importantes do próximo século será a cibersegurança, isso é, a segurança de sistemas, dados e máquinas.

Logo, os especialistas em segurança da informação são profissionais requisitados. Eles desenvolvem ferramentas para proteção de dados sensíveis, monitoram ameaças etc.

Certificações como Certified Information Systems Security Professional (CISSP) são altamente requisitadas nesta profissão.

 

6. Especialista em Inteligência Artificial (AI)

A Interligenia Artificial (AI, em inglês) está transformando indústrias e criando novas oportunidades de carreira.

Especialistas em AI desenvolvem algoritmos e sistemas, que “aprendem” (machine learning) a partir de interações com humanos e tomam decisões autonomamente.

Máquinas coletam dados e o sistema desenvolve respostas especificas a partir do que foi programado.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.