5 motivos que fazem a programação ser a profissão do futuro

 

Vivemos uma época em que a alta tecnologia está dominando todas as interfaces humanas. hoje, cada vez mais, vemos a automação de trabalho simples, como colheitas, condução de veículos ou controle de portarias.

Claro que há um ser humano, na controladoria dessas máquinas. Mas são, antes de outra coisa, máquinas.

Dessa forma, podemos pensar que o próximo boom de vagas, no mercado de trabalho estarão nas máquinas, não é? Mas a resposta é não. Porque, mais importante do que as máquinas são…

Os sistemas que operam elas!

Pode soar surpreendente, mas é verdade. Vivemos uma época de alta tecnologia intermediada, principalmente, por apps, sistemas de Inteligência Artificial e programas de análise de dados.

Mas esse é apenas 1 dos motivos, pelos quais a programação é a profissão do futuro. Veja os outros 4 aqui.

 

1.      Programas dos mais diversos tipos

Hoje em dia, temos apps das mais variadas funcionalidades. De pedir comida, a fazer traduções simultâneas de idiomas, passado por futilidades como jogos online e pianos virtuais, quase tudo que usamos, usamos em um app.

Logo, é preciso existirem pessoas para aprimorar esses apps, consertar defeitos, pensar novos apps, monitorar o funcionamento dos já existentes.

Além disso, apps estão sujeitos a fraudes e invasões. Cabe aos programadores protegerem-nos desses problemas.

 

2.      Robôs e sistemas de AI

O mundo do futuro será robotizado. Provavelmente, ainda existiram equipes de faxina e motoristas profissionais, por exemplo, mas robôs aspiradores e carros autômatos serão mais baratos, em termos de preço.

Para essas máquinas funcionarem, mais do que apenas um funcionamento mecânico adequado, elas precisam de um sistema operacional de excelência.

 

3.      Sistemas de segurança digital

Julian Assange e seu site Wikileaks nos provaram uma coisa: a internet não é um campo neutro ou seguro.

Contas bancárias podem ser invadidas, arquivos políticos podem ser corrompidos, celulares podem ser contaminados com programas (vírus) e transmitir informações para uma central…

Esse tipo de programa (e os meios de deter ele) são obras de programadores. O mundo precisará de sistemas de segurança digital e virtual de excelência, difíceis de serem corrompidos, ou invadidos.

E-bankings não vão sobreviver, sem um suporte de TI que impeça vazamentos de dados, ou tentativas de golpes. Esse campo será outro, na programação, que vai avançar no futuro.

 

4.      O metaverso

O metaverso é o programa de realidade aumentada, criado por Mark Zuckerberg, que traz interfaces entre pessoas e a realidade de forma virtual.

Embora pareça algo abstrato e absurdo, o melhor exemplo talvez sejam os de cirurgias de altíssima complexidade, primeiro, simuladas por meio de realidade virtual, como foi o caso de gêmeos siameses ligados pelo crânio.

 

5.      Contra fraudes e fake News

Imagens fraudulentas e fake News dependem, em muito, de um sistema que permite a manipulação audiovisual, e a criação de sites de aparência verídica.

Visando combater esses crimes, delegacias digitais precisaram de peritos altamente especializados na investigação dos materiais coletados, bem como de sistemas que levem até os culpados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.