Fies 2024: divulgação dos selecionados na lista de espera vai até 30 de abril

Já está disponível a lista dos primeiros selecionados na lista de espera

A divulgação dos resultados da seleção da lista de espera referente ao FIES 2024, Fundo de Financiamento Estudantil, começou a ser feita no dia 29 de março. De acordo com o cronograma, as instituições de ensino superior participantes dessa primeira edição do FIES 2024 poderão convocar participantes pré-selecionados através da lista de espera até o dia 30 de abril.

Puderam participar da lista de espera os estudantes que se inscreveram no FIES 2024 no período regular, mas que não foram selecionados nas chamadas regulares do programa. As chamadas realizadas a partir da lista de espera são de responsabilidade das próprias instituições de ensino superior. Portanto, a relação dos candidatos aprovados poderá ser publicada nos canais oficiais das próprias faculdades até o dia 30 de abril.

Comprovação das informações

Os pré-selecionados na lista de espera devem ficar atentos aos prazos estabelecidos pelas instituições de ensino para os procedimentos obrigatórios após a convocação. De acordo com o edital do programa, os candidatos deverão comprovar as informações dadas no momento da inscrição, principalmente as informações de renda, para garantir o  direito ao financimento. A complementação da inscrição poderá ser feita de forma presencial ou online, a depender da instituição de ensino.

Após a comprovação das informações, é necessário comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) para validar as informações em até cinco dias, contados a partir do dia imediatamente subsequente ao da complementação da inscrição.

Posteriormente, o estudante deve comparecer a um agente financeiro em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, com a documentação exigida nas normas de contratação. Caso seja aprovado os documentos pelo banco, formalizar a contratação do financiamento. Os agentes financeiros do FIES  são o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

Como foi o FIES 2024?

O FIES é um programa realizado pelo governo federal através do Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de promover o acesso de jovens e adultos ao ensino superior privado com a concessão de financimento estudantil. Desse modo, os estudantes podem se inscrever no programa, que acontece duas vezes por ano, para concorrer a um financiamento.

As inscrições para o FIES 2024 foram recebidas entre os dias 12 e 18 de março. Puderam se inscrever no processo seletivo estudantes que se encaixam nos pré-requisitos estabelecidos em edital:

  • Ter renda familiar mensal, por pessoa, de até três salários mínimos;
  • Ter feito qualquer edição do Enem (Exame Nacional do Enisno Médio) de 2010 a 2023;
  • Ter obtido uma média geral, das cinco provas do Enem, de no mínimo, 450 pontos;
  • Não ter zerado a redação do Enem;
  • Não ter participado do Enem na condição de treineiro.

O resultado foi divulgado no  dia 21 de março, de modo que os pré-selecionados puderam complementar a inscrição entre os dias 22 e 26 de março. O FIES 2024 contou com uma única chamada regular. Nesse sentido, os estudantes que não foram selecionados na lista regular foram automaticamente inscritos na lista de espera. A lista de espera fornece oportunidades que não foram preenchidas na chamada regular.

O MEC lançou o Fies Social para ampliar  o  público do programa. Imagem: GOV.BR
O MEC lançou o Fies Social para ampliar o público do programa. Imagem: GOV.BR

Fies Social

Neste ano, o MEC realizou pela primeira vez uma modalidade do programa nomeada como FIES Social. Essa modalidade visa promover a oportunidade de financiamento também para estudantes que não têm a renda mínima exigida no programa tradicional. O Fies Social foi criado para atender estudantes inscritos no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que tenham renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 706).

Acesse o edital do FIES 2024 na íntegra para mais informações.

Leia também 16ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) recebe inscrições até o dia 16 de abril; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.