ENEM 2024: 5 dicas de como se preparar para o exame

O Enem é uma das portas de acesso ao ensino superior

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) surgiu com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes brasileiros após concluir o Ensino Médio. Desde então, o exame passou por grandes mudanças, inclusive no formato das provas, tornando-se também uma das principais ferramentas de ingresso em cursos de ensino superior (bacharelados, licenciaturas e tecnólogos). 

As notas obtidas pelos participantes do exame podem ser usadas em três grandes programas de acesso ao ensino superior: Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Desse modo, com um bom desempenho no Enem, é possível ingressar em uma universidade pública, obter uma bolsa estudantil ou financiar um curso em uma instituição particular. 

Há também diversos processos seletivos próprios realizados por instituições de ensino superior que usam as notas do Enem. Até mesmo faculdades de outros países permitem o ingresso de estudantes brasileiros através desse exame, como é o caso  de dezenas de instituições em Portugal. 

Diante desse cenário, o Enem recebe milhões de inscrições todos os anos e milhares de estudantes começam a estudar para fazer as provas que, geralmente, são aplicadas no final no ano, no mês de novembro. Pensando nisso, apresentamos a seguir cinco dicas de como você pode se preparar para o ENEM 2024, garantindo uma boa nota. Confira a seguir!

Banner do ENEM
Exame Nacional do Ensino Médio. Imagem: GOV.BR

Como estudar par o Enem 2024 em 5 dicas

1. Organize um plano de estudos

Em primeiro lugar, para se dedicar à preparação para o Enem 2024, é fundamental pensar e organizar um plano de estudos. Comece listando as matérias que você precisa estudar para que seu roteiro de estudos abarque todas as quatro áreas de conhecimento do Enem. Em seguida, observe quantos meses faltam para o exame e reserve um momento diário de estudos durante esses meses.  É fundamental definir por onde começar e saber a meta que você deseja alcançar.

2. Priorize as matérias mais desafiadoras

Ao definir seu cronograma de estudos, separe mais tempo e dê mais atenção às matérias com as quais você tem menos intimidade. Ou seja, se o seu forte é Biologia, mas você não entente muito de Matemática, por exemplo, reserve mais tempo para estudar os assuntos de Matemática, sem deixar de revisar e revisitar os assuntos que você mais domina. 

3. Invista em um cursinho 

Ter um tempo diário de estudo solitário para o Enem é indispensável. No entanto, a troca de experiências com um grupo de colegas e o apoio teórico que professores especializados podem proporcionar também são positivos durante o processo de aprendizagem. Por isso, invista em um cursinho preparatório. Além dos cursos presencias, que costumam ter um custo maior, há dezenas de cursinhos online e de cursos ofertados gratuitamente por universidades e outras instituições com iniciativas sociais e educacionais. Busque um desses cursos e aproveite os benefícios de estudar com o apoio de um profissional.

4. Pratique a escrita de redação

Outro ponto fundamental na preparação para a prova do Enem 2024 é a atenção à prova de redação. Essa é a única prova discursiva do Enem e pode valer até 1000 pontos. No entanto, essa é considerada uma das partes mais difíceis do exame pois exige que o estudante domine pelo menos cinco competências. Por isso, é necessário praticar a escrita de redações nos moldes exigidos pelo INEP durante os estudos. Colocando em prática, será possível aprimorar diversas habilidades antes da prova.

5. Use variados métodos de estudo 

Por fim, varie os métodos de estudo! Ao passar longos meses estudando para uma prova, é natural que o estudante se sinta desmotivado e até mesmo entediado. Para evitar esse cansaço, inove ao escolher os métodos de estudo e alterne entre os seus preferidos. Além das leituras, faça simulados, rodas de conversa, flashcards, mapas mentais, entre outros. Assim, você aprenderá os assuntos de forma mais dinâmica. 

Leia também 16ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) recebe inscrições até o dia 16 de abril; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.