Alunos do Ensino Médio RECEBERÃO INCENTIVO-MATRÍCULA nesta terça-feira (26)

O Incentivo-Matrícula é um dos componentes do Pé de Meia

Amanhã, terça-feira (26), acontecerá o primeiro pagamento do programa Pé de Meia. O valor de R$ 200 creditado na conta em nome dos estudantes se refere ao Incentivo-Matrícula.

A saber, o programa é voltado para estudantes que com baixa renda e têm de 14 até 24 anos. Os pagamentos ocorrerão até dia 03 de abril para jovens matriculados no ensino médio da rede pública.

O que é o Incentivo-Matrícula no programa Pé de Meia?

O Incentivo-Matrícula é um dos componentes do Pé de Meia, programa criado pelo Governo Federal. A intenção é promover a permanência, bem como conclusão do ensino médio da rede pública no Brasil.

A parcela estipulada de R$ 200 é única, referente ao Incentivo-Matrícula, cujo repasse se dará no mês do aniversário do aluno. Amanhã, receberão os alunos nascidos no mês de janeiro e de fevereiro.

Já no dia 27 de março, os contemplados serão os nascidos no mês de março e de abril, ao passo em que dia 28, o depósito é para quem nasceu em maio e também junho.

Assim, a sequência prosseguirá com os depósitos nos dias 01 de abril para os alunos nascidos no mês de julho e de agosto. Conquanto, dia 02 de abril é exclusivo para aqueles que nasceram no mês de setembro e de outubro, finalizando em 03 de abril para quem nasceu no mês de novembro e de dezembro.

Como acontecerá o pagamento

O Incentivo-Matrícula é depositado nas contas digitais que foram abertas automaticamente no nome do aluno pela Caixa Econômica. Para alunos menores de idade, a autorização de movimentação se dará pelo responsável legal. Dessa forma, será possível sacar, pagar boletos ou transferir o dinheiro usando o app Caixa Tem, disponível em Android ou iOS.

O consentimento deve ser feito nas agências bancárias da Caixa ou no app Caixa Tem. Conquanto, os alunos que têm mais de 18 anos, terão a conta desbloqueada automaticamente para usar o valor que for recebido.

Como citado, esse incentivo é repassado apenas uma vez ao longo do ano, independentemente se os estudantes mudarem de escola durante os meses. No entanto, estudantes que abandonarem o curso e, em seguida, retornarem terão direito a esse valor somente mais uma vez no ensino médio. Ademais, os que reprovaram em qualquer série estarão sob a mesma regra do Incentivo-Matrícula, conforme esclarecimentos do MEC.

Alunos do Ensino Médio RECEBERÃO INCENTIVO-MATRÍCULA nesta terça-feira (26)
O Incentivo-Matrícula é um dos componentes do Pé de Meia – Imagem: Canva

Mais informações sobre o programa

As informações que a rede de ensino municipal, estadual e federal enviaram para o MEC de 29 de fevereiro até 08 de março serão utilizadas para o Incentivo-Matrícula. É como o órgão governamental ficará sabendo para quem fazer o depósito desse primeiro valor.

Isso foi feito através do SGP (Sistema Gestão Presente), de acordo com o que a Lei 14.818/2024 estipula. Escolas que não compartilharam as informações no prazo estabelecido serão responsáveis por impactar no pagamento dos valores referentes às datas não informadas.

Nesse sentido, é importante que todas as redes de ensino estejam cientes de que precisam cumprir os prazos, a fim de garantir que alunos recebam os benefícios adequadamente. No entanto, em caso de erros ou dados faltantes, correções e atualizações da matrícula, ocorrerão do dia 09 de março até 14 de junho. Assim, o repasse do Incentivo-Matrícula será realizado no dia 1º de julho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.