16ª Olimpíada Nacional de História do Brasil recebe inscrições

As inscrições seguem abertas até o dia 26 de abril.

O período de inscrição para a 16ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) já está aberto. De acordo com o cronograma da competição de conhecimento, as inscrições serão recebidas até o dia 26 de abril de 2024. A ONHB é promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o auxílio de agências de fomento como o CNPq.

De acordo com a assessoria de imprensa da ONHB, a olimpíada ajuda a incentivar o estudo da história do Brasil, a análise crítica e o trabalho em equipe e não exige dos participantes um conhecimento prévio do conteúdo.

Segundo o regulamento da ONHB, poderão participar da 16ª edição estudantes matriculados no 8º e no 9º ano do ensino fundamental e os alunos do ensino médio. Além disso, poderão participar escolas públicas e privadas. As inscrições para as escolas da rede pública são gratuitas, enquanto as escolas particulares deverão pagar uma taxa. Confira a seguir mais detalhes sobre as inscrições e demais detalhes sobre a competição de conhecimento.

ONHB: Inscrições abertas

Como mencionado, as inscrições para  a 16ª ONHB seguem abertas até o dia 26 de abril. Conforme estabelecido no regulamento, as inscrições deverão ser feitas exclusivamente de forma virtual, por meio do site da Olimpíada. “Sob nenhuma hipótese as inscrições serão feitas por e-mail, correspondência ou qualquer outra forma de comunicação”, estabelece o documento.

As inscrições poderão ser realizadas por três grupos de pessoas:

  • Estudantes: só podem realizar a inscrição de uma equipe e devem obrigatoriamente fazer parte dela;
  • Professore(a)s: podem realizar a inscrição de uma ou mais equipes sem limite de equipes, nível de ensino e/ou instituição de ensino; o/a professor(a) deve ser orientador(a) de todas as equipes que está inscrevendo, assim como deve fazer parte do quadro de funcionários/prestadores de serviço da(s) escola(s) que inscrever.
  • Funcionário(a)s: (coordenadore(a)s, diretor(e)as, secretário(a)s e outros membros da equipe gestora de uma instituição de ensino e/ou rede): podem inscrever uma ou mais equipes, sem limite de equipes, professore(a)s ou unidades de ensino (desde que pertencentes à mesma rede).
Banner de divulgação da 16ª Olimpíada Nacional de História do Brasil. Imagem: Reprodução
Banner de divulgação da 16ª Olimpíada Nacional de História do Brasil. Imagem: Reprodução

Segundo a organização, esse formato de inscrição tem como objetivo fomentar a cooperação e o diálogo entre os estudantes e seus mentores, potencializando o processo de aprendizagem coletiva. Não há limite para o número de equipes inscritas por escola, assim como também não há limite para o número de equipes orientadas por cada professor participante.

Após realizar o cadastro das equipes, as escolas particulares deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido. O valor da taxa de inscrição é de R$ 115,00 (cento e quinze reais) por equipe inscrita. O pagamento deverá ser feito por meio de boletos emitidos em no site da ONHB ou cartão de crédito em formulário específico da Funcamp.

 

 

 

Fases da Olimpíada Nacional de História do Brasil

Segundo o regulamento, a 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil será compostapor 6 fases de provas on-line e 1 fase de prova final. As primeiras fases serão realizadas de forma virtual, enquanto a prova final será realizada de forma presencial.

As fases on-line serão acessadas realizadas e enviadas exclusivamente na página da Olimpíada, mediante fornecimento pelo(a) participante com inscrição totalmente completa de seu login e senha. A Prova Final Presencial ocorrerá no campus da Unicamp, salvo situação em nível nacional que comprometa o deslocamento e/ou a segurança dos participantes.

Os participantes que tiverem os melhores desempenhos serão premiados com medalhas. Além disso, essa edição de 2024 contará com a oferta de Bolsas de Iniciação Científica Júnior para estudantes de escolas públicas que se destacarem nas competições.

Com informações da assessoria de imprensa da ONHB.

Leia também ENCCEJA: Estudantes podem justificar ausência a partir de hoje (25); saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.