Fies 2024/1: candidatos já podem realizar complementação da inscrição

Resultado foi publicado nesta quinta-feira (21)

Uma das opções para os estudantes que fizeram o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2023 é o Fies, Fundo de Financiamento Estudantil. O Fies é um programa do Governo Federal que possui o objetivo de financiar o estudo e a formação de estudantes do curso superior.

O resultado do Fies Social 2024/1 foi divulgado na última quinta-feira, 21 de março, e todos os estudantes que participaram do processo seletivo devem ficar atentos: os estudantes devem realizar a complementação das inscrição a partir desta sexta-feira (22). 

Assim, para que você possa entender quais deverão ser os seus próximos passos na seleção, separamos um resumo completo sobre o Fies Social 2024/1. Vamos conferir!

Fies Social 2024/1: candidatos aprovados devem realizar complementação da inscrição

Conforme indicado no calendário publicado pelo Ministério da Educação (MEC), o resultado da pré-seleção da chamada única do Fies Social 2024/1 foi divulgado na tarde da última quinta-feira, 21 de março.

A partir desta sexta-feira (22), todos os estudantes pré-selecionados deverão realizar a complementação da inscrição através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Essa etapa poderá ser realizada até o dia 26 de março.

Depois de fazer a complementação, o candidato deverá também validar as informações declaradas no ato da inscrição. Segundo as informações divulgadas pelo MEC, o prazo para a validação é de até cinco dias úteis após a data da complementação da inscrição, que deve ser feita diretamente na instituição para a qual o participante foi pré-selecionado por meio do Fies.

Fies 2024
Candidatos deverão complementar a inscrição. Imagem: Ministério da Educação/Reprodução

O resultado do Fies Social já pode ser consultado de forma online no Portal de Acesso Único do MEC, o mesmo portal utilizado para a seleção do SISU (Sistema de Seleção Unificada) e do Prouni (Programa Universidade Para Todos).

Ficou com alguma dúvida sobre a complementação da inscrição ? Acesse o edital do Fies Social 2024/1 e confira mais informações sobre o processo seletivo.

Fies Social 2024/1: lista de espera

Todos os participantes que não foram convocados na chamada única estarão automaticamente inscritos na lista de espera do Fies.

O resultado da lista de espera do Fies Social 2024/1 será divulgado por cada uma das instituições participantes entre os dias 28 de março e 30 de abril.

Fies Social 2024/1: processo seletivo contou com novidades

Normalmente, o edital do Fies é publicado no início do ano. Porém, o processo seletivo de 2024 passou por mudanças que provocaram o adiamento na publicação do edital.

Nesta edição do Fies, o programa sofreu algumas mudanças importantes. Veja quais são elas a seguir:

  1. Os candidatos puderam indicar até três opções de cursos de graduação durante a inscrição no Fies. Além disso, os cursos não precisarão fazer parte de uma mesma área, c como acontecia até em então;
  2. As vagas do Fies foram distribuídas do conceito de curso mais alto para o mais baixo. O objetivo é distribuir as vagas ofertadas entre os cursos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e evitar a oferta de cursos que ainda não foram avaliados.

Além disso, na edição de 2024, o MEC decidiu retomar o papel social do Fies, uma vez que o programa é destinado a atender às necessidades de estudantes de baixa renda.

Segundo as informações divulgadas pelo Ministério da Educação, puderam se inscrever no Fies todos os candidatos que fizeram a prova do ENEM a partir da edição de 2010 e que obtiveram uma média igual ou superior (considerando as cinco provas do exame) a 450 pontos. Além disso, os participantes também não poderiam ter obtido nota zero na prova de redação do ENEM.

Fies Social 2024/1: mais de 67 mil vagas foram disponibilizadas para o primeiro semestre de 2024

Nesta edição do Fies, estão sendo oferecidas 112.168 vagas para cursos em todo o país e, do total de vagas, 67.301 estão foram oferecidas para o processo seletivo do primeiro semestre, destinadas a 1.260 instituições privadas de educação superior. 

Uma das novidades do Fies Social é que o programa irá beneficiar os candidatos de baixa renda: o edital prevê que metade (50%) das vagas de cada edição do Fies será direcionada para os estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que possuam renda familiar per capita de até meio salário-mínimo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.