Revalida 2024/1: gabarito preliminar da 1ª etapa está disponível

Mais de 10 mil médicos formados no exterior fizeram as provas.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já divulgou o gabarito preliminar referente à 1ª etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2024/1. O padrão de resposta preliminar, refente às questões discursivas do Revalida 2024/1, também está disponível. 

Desse modo, os participantes já podem conferir as respostas preliminares das questões objetivas e discursivas por meio do Sistema Revalida e no portal do Inep. Como o gabarito e o padrão de resposta são preliminares, caberá a interposição de recursos. 

De acordo com o edital do exame, os interessados poderão interpor recursos contra o gabarito até o dia 26 de março, próxima terça-feira. O procedimento deve ser feito exclusivamente online, por meio do sistema Revalida.

Após a análise dos recursos, os resultados definitivos da prova objetiva e provisórios da discursiva serão divulgados em 26 de abril. O resultado final da primeira etapa será publicado no dia 23 de maio.

O Inep aplicou as provas da 1ª etapa do Revalida 2024/1 no último domingo, dia 17 de março. Imagem: GOV.BR/ Reprodução
O Inep aplicou as provas da 1ª etapa do Revalida 2024/1 no último domingo, dia 17 de março. Imagem: GOV.BR/ Reprodução

1ª etapa do Revalida 2024/1 

De acordo com os dados divulgados pelo Inep, mais de 10 mil médicos formados no exterior fizeram as provas da 1ª etapa do exame. As provas foram aplicadas no último domingo, dia 10 de março, em diversas capitais brasileiras. Houve locais de aplicação nas seguintes unidades da Federação: Acre (AC), Bahia (BA), Distrito Federal (DF), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO) e São Paulo (SP).

As provas foram divididas em dois turnos. No períododa manhã o Inep aplicou a prova objetiva, composta por100 questões de múltipla escolha. Os médicos tiveram até cinco horas para responder as questões objetivas. Já a prova discursiva, cinco questões, foram aplicadas à tarde, com tempo de prova máximo de quatro horas.

Essa 1ª etapa do exame é totalmente teórica, sendo centrada em cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). Somente os aprovados nessa etapa poderão participar da 2ª etapa do Revalida 2024/1. 

2ª etapa do Revalida 2024/1

O Inep ainda não informou o cronograma de realização da 2ª etapa do Revalida 2024/1, que consiste em uma prova prática, que avalia a capacidade e habilidade dos médicom em situações clínicas e ambulatoriais. 

Os interessados devem aguardar a publicação do edital da 2ª etapa que apresentará o cronograma de inscrição e de aplicação do exame, bem como outras informações e regras de participação no sistema de revaliadação de diplomas. 

O que é o Revalida?

O Revalida foi implementado no Brasil em 2011, quando aconteceu a sua primeira edição. O objetivo do exame organizado pelo Ministério da Educação (MEC) é de avaliar a competência de médicos formados no exterior que desejam exercer a profissão no Brasil. Esse exame é obrigatório tanto para cidadãos brasileiros quanto estrangeiros que tenham obtido o diploma de medicina fora do país e tenham interesse em trabalhar como médicos no território brasileiro.

Como mencionado, o Revalida é aplicado em duas etapas, sendo ambas eliminatórias e classificatórias. A primeira é uma avaliação teórica que testa o conhecimento do candidato na área da medicina, enquanto a segunda é uma avaliação prática que verifica suas habilidades técnicas. 

Para ser aprovado no Revalida e poder praticar como médico no país, o participante precisa passar em ambas as fases, obtendo pelo menos a pontuação mínima estabelecida para cada fase. Além disso, é preciso apresentar o diploma emitido pela instituição de ensino superior estrangeira e demais documentos solicitados para a revalidação.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep.

 

Leia também MEC publica edital com regras e procedimentos do ENCCEJA 2024; confira cronograma completo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.