Confira 5 dicas do que colocar no e-mail ao enviar o currículo

Hoje em dia, o envio de currículos por e-mail é o método mais comum de aplicação para vagas de emprego. No entanto, é crucial prestar atenção aos detalhes para garantir que seu currículo não seja ignorado ou acabe na pasta de spam do recrutador. Esta matéria irá apresentar 5 dicas sobre o que incluir no e-mail ao enviar seu currículo e também o que um currículo bem elaborado deve conter.

Preparando o Currículo

Antes de pensar em enviar o currículo, é crucial que você tenha um currículo bem preparado. Aqui estão alguns pontos a considerar:

Dados Pessoais: Devem incluir seu nome completo, bairro, cidade, estado, e-mail e número de telefone com DDD.

Objetivo: Destaque a área em que deseja trabalhar ou a vaga para a qual está se candidatando.

Qualificação: Liste sua formação acadêmica e os cursos que realizou.

Experiências Profissionais: Apresente seus últimos cargos, começando pelo mais recente. Descreva brevemente as atividades realizadas em cada um.

Habilidades: Indique idiomas, conhecimentos de softwares e programas e outros conhecimentos relevantes.

Dica 1: Escolha o Formato Correto do Currículo

Depois de selecionar as informações relevantes para o seu currículo, como suas qualificações e habilidades, lembre-se de salvar o documento em PDF. Este formato é o ideal para enviar um currículo, pois não é editável e mantém a formatação independente do dispositivo que o acessa. Além disso, nomeie o arquivo de forma que seja fácil de identificar, por exemplo, Joao_Silva_CV.pdf.

Dica 2: Use um Endereço de E-mail Profissional

O endereço de e-mail usado para se comunicar com qualquer empresa deve ser profissional, sem apelidos ou nomes engraçados. O e-mail é o seu primeiro contato com o recrutador ou seu futuro gerente, e deve transmitir uma boa impressão.

Dica 3: Escreva um Assunto de E-mail Eficaz

Um bom assunto de e-mail é crucial para garantir que seu currículo seja notado. Inclua a palavra “Currículo” ou “CV” no assunto do e-mail, indicando que você está interessado na vaga e minimizando a chance de ser ignorado. É útil incluir também o seu nome e a vaga (e nível) para a qual está se candidatando, por exemplo: “CV João Silva – Vaga de Engenheiro Sênior”.

Dica 4: Escreva um Corpo de E-mail Profissional e Atraente

O corpo do e-mail é onde você tem a chance de se apresentar brevemente e expressar seu interesse pela vaga. Evite o uso de saudações como “Bom dia”, “Boa tarde” ou “Boa noite”, pois você nunca sabe a que horas o e-mail será lido.

No primeiro parágrafo, faça uma breve apresentação (nome e formação), informe a vaga para a qual está se candidatando e como soube dessa oportunidade.

Em seguida, escreva de forma objetiva suas qualificações e experiências acadêmicas e profissionais que possam contribuir para a empresa.

Ao final, agradeça pela oportunidade de se candidatar, se disponha para esclarecer quaisquer dúvidas e despeça-se educadamente.

Dica 5: Inclua Formas Adicionais de Contato

Além do seu e-mail, inclua outras formas de contato, como seu número de celular. Adicione também o link para o seu perfil no LinkedIn e, se aplicável, para o seu portfólio. Dessa forma, o recrutador tem o material necessário para conhecer um pouco mais sobre você antes da entrevista.

Lembre-se: o e-mail que você envia com o seu currículo é a primeira impressão que um recrutador ou empregador terá de você. Portanto, é essencial que você preste atenção aos detalhes e se apresente de uma maneira profissional e organizada. Seguindo essas cinco dicas, você estará no caminho certo para fazer uma ótima primeira impressão!

Seguindo essas dicas, você estará bem preparado para se destacar na próxima etapa de seleção. Lembre-se, o detalhe é importante e pode ser o diferencial entre ser notado ou ignorado pelo recrutador.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.