Dicas para estudar para a prova de Matemática do ENEM 2024

Veja algumas dicas que irão te ajudar a turbinar o seu desempenho

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criada no ano de 1998 para funcionar como uma ferramenta de avaliação dos estudantes que haviam terminado o ensino médio.

O primeiro passo para começar a estudar para a próxima edição do ENEM é entender quais são os temas mais cobrados dentro de cada uma das disciplinas da prova.

Uma das provas que fazem parte do ENEM é aquela de Matemática e suas Tecnologias, com questões no segundo dia de provas. Os estudantes que pretendem fazer o ENEM devem saber que, devido ao uso do TRI (Teoria de Resposta ao Item) na correção do exame, a prova de Matemática é extremamente importante para a composição da nota final do candidato no ENEM. Assim, é fundamental que você saiba como se preparar para enfrentar as questões dessa seção da melhor forma possível.

Para te ajudar a turbinar a sua preparação para o ENEM 2024, trouxemos um resumo completo com dicas que irão te ajudar a estudar para a prova de Matemática e suas Tecnologias. Vamos conferir!

Compreenda o formato da prova

A prova de matemática do ENEM é formada por 45 questões de múltipla escolha (objetivas), que abordam diferentes áreas da disciplina. Confira alguns dos principais temas cobrados pelas perguntas de matemática do ENEM:

  • Gráficos e tabelas: questões interpretativas;
  • Geometria Plana: envolvem o teorema de Pitágoras e outras fórmulas;
  • Probabilidade: todas as edições da prova de matemática do ENEM abordaram pelo menos uma questão sobre probabilidade;
  • Geometria Espacial
  • Estatística;
  • Análise Combinatória: questões que envolvem as principais fórmulas de análise combinatória e seus usos;
  • Logaritmos: envolvem cálculos com os logaritmos.

Além disso, uma boa dica para entender o formato da prova de Matemática é ler o edital do ENEM (quando o documento for publicado) com atenção. Assim, você irá conhecer as competências e habilidades que podem ser abordadas por cada questão e conseguirá, dessa maneira, se preparar de forma mais eficiente.

Resolva as questões de forma estratégica

As questões de matemática do ENEM possuem um formato muito específico e complexo. Assim, é importante que os candidatos leiam o enunciado com atenção antes de começar a resolver a questão. Ao longo da sua leitura, anote as informações e dados relevantes para a resolução da pergunta.

Se necessário, faça um esboço ou desenho para visualizar melhor a situação que está sendo proposta. Também é importante que você verifique, ao final da resolução, se a sua resposta faz sentido dentro do contexto proposto pela questão do ENEM.

Matemática ENEM
É importante que você esteja familiarizado com as questões de Matemática do ENEM. Imagem: Monstera Production/Pexels

Além disso, devemos destacar que uma das maiores dificuldades dos estudantes é conseguir interpretar o enunciado de uma questão de matemática do ENEM corretamente. Porém, saiba que isso é extremamente importante, uma vez que muitas vezes dicas para a resolução da questão podem estar justamente no enunciado.

Assim, os estudantes devem entender que é importante treinar a habilidade de interpretação não somente para as questões de Linguagens e Códigos e de Ciências Humanas, mas também para aquelas de matemática. Só assim você irá conseguir entender com clareza o que está sendo solicitado em cada questão e conseguir elaborar uma resolução correta e coerente.

Pratique a resolução de questões

É muito importante que você inclua a resolução de questões do ENEM no seu plano de estudos.

Tenha em mente que não basta somente estudar as teorias e as fórmulas da matemática sem praticar a resolução de questões: para se sair bem na prova de matemática do ENEM, é fundamental que você saiba colocar o seu conhecimento em prática para resolver os mais variados tipos de problemas e de situações, uma vez que é isso que a prova vai esperar de você.

Use provas anteriores do ENEM ou bancos de questões para praticar a resolução de questões de matemática.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.