Como estudar história para os vestibulares?

As dicas que separamos irão te ajudar

A disciplina de história é cobrada em muitos Vestibulares, tanto na primeira como na segunda fase das provas. Diversos são os tópicos cobrados, mas normalmente as questões abordam tópicos de duas áreas: história do Brasil e história geral.

Estudar história para os vestibulares nem sempre é uma tarefa fácil, já que existem diversos conteúdos a serem estudados e cada um dos Vestibulares pode abordar determinados assuntos em formatos específicos.

Dessa forma, para te ajudar a turbinar a sua preparação, separamos um resumo com algumas dicas que irão te ajudar a entender como estudar história para os Vestibulares. Confira!

Leia o edital do vestibular com atenção

A maioria dos estudantes comete um erro muito grave: não ler o edital da prova de interesse e apenas começar a estudar história sem uma direção específica. Tenha em mente que essa atitude poderá prejudicar os seus estudos, já que você perderá informações importantes sobre os assuntos cobrados e a estrutura da prova.

Saiba que os editais dos vestibulares contém todas as informações necessárias sobre os principais tópicos que serão cobrados nas perguntas de história dentro da prova. Assim, procure sempre ler o edital com muita atenção e direcionar os seus estudos de acordo com os temas indicados pelo documento.

Organize um plano de estudos para a disciplina

Após ler o edital do vestibular de seu interesse e descobrir quais serão os assuntos de história abordados, organize um plano de estudos para a disciplina.

O seu plano de estudos deve incluir todos os conteúdos que poderão ser abordados na prova, bem como uma divisão organizada de quando você estudará cada um deles. Assim, você poderá estudar todos os assuntos que podem ser cobrados conforme o seu tempo disponível até o dia da prova.

Se você tiver muita dificuldade com história, é importante que você organize um plano de estudos somente com a disciplina ao invés de apenas incluir a matéria no seu plano geral, focando nas áreas que precisam ser melhoradas.

Filmes e séries podem turbinar os seus estudos

É possível estudar com filmes e séries sobre temas de história abordados nos vestibulares para que os seus estudos fiquem mais envolventes e menos convencionais.

Essas produções podem te ajudar a fixar o conteúdo estudado de forma divertida. Além disso, elas podem ser essenciais também para as suas revisões.

Revise os tópicos estudados com frequência

Muitos vestibulandos não incluem revisões dos tópicos de história estudados no próprio cronograma de estudos, mas isso é um grande erro: a disciplina é muito extensa, repleta de datas e informações e, dessa forma, é provável que o estudante esqueça alguns detalhes dos temas que estudou se não revisar com frequência.

Assim, busque incluir revisões periódicas nos seus estudos. Com isso, você irá fixar todo o conteúdo estudado e garantir uma preparação mais eficiente para a sua prova.

Você pode, por exemplo, revisar história uma vez por semana ou uma vez a cada duas semanas, ao lado das revisões de outras matérias que você está estudando para o vestibular.

Inclua exercícios no seu cronograma de estudos

A disciplina de história não deve ser estudada somente por meio da teoria, mas também com exercícios. Cada vestibular possui um tipo de exercício e, dessa forma, é importante que você resolva diversos deles para se acostumar com as provas e com a maneira com a qual os tópicos de história são cobrados dento das provas.

Exercícios de história
É importante que você faça exercícios de história para praticar o conteúdo teórico estudado. Imagem: Karolina Grabowska/Pexels

Você pode, por exemplo, fazer exercícios sempre que terminar de estudar a teoria de um tema. Assim, além de entender como aquele conteúdo poderá ser abordado pelo vestibular, você também irá memorizar melhor o assunto estudado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.