Brasil Colônia: um resumo sobre o assunto para o ENEM

Saiba o que foi o Brasil Colônia e quais são as principais características do período

Os estudantes que querem começar a estudar para a próxima edição da prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) devem entender quais são os temas mais cobrados dentro de cada uma das disciplinas da prova.

Dentro das questões de história, uma das disciplinas cobradas no ENEM, o Brasil Colônia é um tema muito importante. O período é muito importante para a história brasileira e, dessa forma, não é de se surpreender que muitos eventos da época sejam cobrados pelas questões do ENEM.

Dessa forma, para você consiga turbinar a sua preparação para enfrentar a prova de história do Brasil do ENEM 2024, separamos um resumo com tudo que você precisa saber sobre o Brasil Colônia. Vamos conferir!

O que foi o Brasil Colônia?

O período conhecido como “Brasil Colônia” começou no ano de 1530, com o início da colonização portuguesa, e 1822, com a consolidação da independência do Brasil.

Durante o período colonial, o Brasil era uma colônia de Portugal, que explorava suas riquezas naturais e mão-de-obra. Ao longo do período, ocorreram diversas revoltas e movimentos de resistência, como a Revolta dos Beckman, a Revolta de Vila Rica e a Inconfidência Mineira, que expressavam o descontentamento com a exploração colonial.

Contexto histórico do Brasil Colônia

O descobrimento do Brasil, liderado pelo navegador português Pedro Álvares de Cabral, aconteceu no ano de 1500. Porém, o Brasil só se tornou colônia trinta anos depois, em 1530, uma vez que o país passou por um período pré-colonial, no qual Portugal não demonstrava interesse em colonizar efetivamente as terras.

Mas, as constantes invasões estrangeiras e a necessidade de recursos forçaram Portugal a dar mais atenção para as terras descobertas, provocando o início da colonização em 1530. Para aprimorar a administração da colônia, o rei D. João III criou, em 1534, o sistema de capitanias hereditárias. Na ocasião, o território brasileiro foi dividido em 14 capitanias entregues a 12 donatários, nobres portugueses.

Brasil Colônia no ENEM
É fundamental que você entenda o contexto histórico do Brasil Colônia para o ENEM. Imagem: Nothing Ahead/Pexels

O sistema das capitanias hereditárias foi uma estratégia interessante para o governo português, uma vez que permitiu o povoamento da colônia sem grandes custos para o Estado. Mas, o sistema não funcionou como o esperado, já que a maioria dos donatários não veio para o Brasil e as áreas litorâneas continuaram desprotegidas. Assim, o rei português decidiu centralizar o poder da colônia e criou, em 1548, o Governo-Geral.

Brasil Colônia: ciclo da cana-de-açúcar

A exploração do pau-brasil no início da colonização deu lugar à produção açucareira, que se tornou a principal atividade econômica durante os séculos XVI e XVII.

Com o cultivo, os holandeses vieram para o Brasil, comprando a maior parte da matéria-prima, refinavam e vendiam o açúcar. A produção de cana entrou em declínio quando os holandeses foram expulsos e iniciaram a sua própria produção nas Antilhas

Porém, a descoberta do ouro no final do século XVIII fez com que a economia se voltasse para a extração do minério na região de Minas Gerais, provocando o início de um novo ciclo econômico no país.

A descoberta do ouro impulsionou a extração e exportação de minérios e, assim, Minas Gerais passou a ser a região em que era desenvolvida a principal atividade econômica do país.

Crise do Período Colonial

A crise do sistema colonial aconteceu devido ao declínio na produção de açúcar, à escassez do ouro e às influências das independências de outras colônias.

Por volta de 1820, a população portuguesa, tomada por uma grave crise econômica, pela insatisfação e não reconhecimento da autoridade inglesa, pediu a volta de D. João VI para Portugal. O rei português voltou para Portugal e o seu filho Pedro (que se tornaria D. Pedro I) se tornou regente do Brasil.

Em 07 de setembro de 1822, D. Pedro I proclamou a independência do Brasil, consolidando o fim do período colonial. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.