UFAM recebe inscrições para 1ª e 2ª etapa do PSC 2024

Veja como participar do processo seletivo

A UFAM (Universidade Federal do Amazonas) é uma instituição de ensino superior pública com sede na cidade de Manaus, Amazonas.

A instituição oferece uma série de oportunidades e de cursos diferentes para os seus estudantes, atraindo estudantes de todo o Brasil todos os anos por meio do seu vestibular.

Os estudantes interessados em ingressar na UFAM devem ficar atentos: as inscrições para o 1ª e 2ª etapa do Processo Seletivo Contínuo (PSC) da instituição já estão abertas.

Dessa maneira, para que você ainda consiga realizar a sua inscrição e participar do processo seletivo, separamos um resumo completo sobre o PSC 2024 da UFAM, incluindo datas, oferta de vagas e funcionamento. Vamos conferir!

PSC 2024 UFAM: inscrições estão abertas

Conformado indicado no calendário do processo seletivo, as inscrições para a 1ª e 2ª etapa do PSC 2024 da UFAM já estão abertas e todos os candidatos poderão se inscrever até o dia 10 de abril.

As inscrições poderão ser realizadas somente de forma online por meio do preenchimento de um formulário eletrônico disponível no site da Comissão Permanente de Concursos (COMPEC). Os estudantes deverão realizar login com número de CPF e senha ou cadastro na plataforma para realizar a inscrição.

Como o PSC é um vestibular seriado, os estudantes devem realizar a prova segundo o ano do ensino médio que estão matriculados. De acordo com as informações publicadas até o momento, poderão participar da 1ª etapa do PSC 2024 os candidatos que fizeram o primeiro ano do ensino médio em 2023 e poderão se inscrever para a 2ª etapa os estudantes que cursaram o segundo ano do ensino médio em 2023.

Ficou com alguma dúvida sobre os procedimentos de inscrição? Acesse o edital da 1ª etapa ou o edital da 2ª etapa do PSC da UFAM e confira mais informações sobre o processo seletivo.

PSC 2024 UFAM: taxa de inscrição

Todos os estudantes interessados deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 95 para participar do PSC 2024 da UFAM. O pagamento deverá ser efetuado via boleto bancário.

UFAM
UFAM já divulgou o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição para o PSC 2024. Imagem: UFAM/Reprodução

A instituição também ofereceu aos candidatos a possibilidade de solicitar a isenção da taxa de inscrição. Puderam solicitar o benefício os estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal com renda familiar mensal per capita inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional. O resultado dos pedidos foi publicado pela UFAM no dia 04 de março.

PSC 2024 UFAM: funcionamento das provas

O PSC 2024 da UFAM prevê a aplicação de uma prova para todos os candidatos inscritos na 1ª e 2ª etapa do processo seletivo. O exame será realizado no dia 19 de maio.

Todos os participantes poderão consultar o Cartão de Confirmação de Inscrição, em que irá constar o local de prova, a partir do dia 10 de maio. As provas serão realizadas nas seguintes cidades: Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manaus, Novo Aripuanã, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, Tefé e Parintins.

As provas do PSC (1ª e 2ª etapas) serão compostas por por 54 questões objetivas (de múltipla escolha) sobre tópicos de disciplinas estudadas ao longo do ensino médio. As questões para as provas das duas etapas serão distribuídas da seguinte forma:

  • 10 questões de Língua Portuguesa;
  • 06 questões de Literatura;
  • 06 questões de História;
  • 06 questões de Geografia;
  • 06 questões de Biologia;
  • 06 questões de Química;
  • 06 questões de Física;
  • 08 questões de Matemática.

PSC 2024 UFAM: publicação dos gabaritos e resultados

O gabarito preliminar das provas será publicado no dia 19 de maio, enquanto a versão definitiva do gabarito será disponibilizada no dia 28 de maio.

Os estudantes poderão acessar as notas da 1ª e 2ª etapa do PSC da UFAM a partir do dia 16 de julho e o resultado estará disponível de forma online.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.