• Sobre Nós
  • Equipe
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies (BR)
  • Fale Conosco
Pensar Cursos Blog
  • Cursos Grátis
  • Concursos e Empregos
    • Concursos
    • Empregos
  • Teste de QI
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CAIXA Tem
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé-de-Meia
  • Outros
    • Atualidades
    • Curiosidades
    • Direitos do Trabalhador
    • Enem e Vestibular
    • Psicologia e Comportamento
    • Profissões
    • Tecnologia
Nenhum resultado
Ver todos resultados
  • Cursos Grátis
  • Concursos e Empregos
    • Concursos
    • Empregos
  • Teste de QI
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CAIXA Tem
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé-de-Meia
  • Outros
    • Atualidades
    • Curiosidades
    • Direitos do Trabalhador
    • Enem e Vestibular
    • Psicologia e Comportamento
    • Profissões
    • Tecnologia
Nenhum resultado
Ver todos resultados
Pensar Cursos Blog
Nenhum resultado
Ver todos resultados
Home Dicas

Como gerenciar críticas negativas, no seu hotel?

Lucas Grosso por Lucas Grosso
18 de abril de 2023, 19:44h
em Dicas, Negócios
WhatsappTelegramFacebookTwitterLinkedinReddit

 

Um dos maiores temores de quem gerencia um hotel ou pousada são as críticas negativas. Isso porque, atualmente, hotéis populares sobrevivem, em parte, graças às avaliações de sites.

Vale dizer que o setor de hotelaria está em franca expansão, a despeito da crise sanitária de 2020. Ou seja, o momento é de investir em seu negócio.

Assim, o que pode ser feito, no caso de uma crítica (ou pior, uma série de críticas) negativa, que seu serviço de hospedagem venha a receber?

Veja Também: 2000 Cursos GRÁTIS para você emitir seu Certificado

Para entender como contornar e resolver isso, leia nosso artigo.

 

1.     Crie um plano de comunicação

Um plano de comunicação é uma série de respostas e medidas a serem tomadas, em caso de avaliações negativas, que seu negócio tenha recebido.

Você TambémPode Gostar

Cadernos de prova do Enem sobre mesa com materiais de estudo representando revisão eficiente nos dias finais antes do exame

Enem 2025: como revisar de forma eficiente nos últimos dias?

17 de outubro de 2025, 13:39h
Letras e livro em uma mesa, representando as Dicas de Português para entender o uso correto dos termos Ascendente e Descendente

Ascendente e descendente: você sabe como usar cada um?

13 de outubro de 2025, 12:39h
Profissional analisando códigos em ambiente tecnológico moderno.

Se você é introvertido, essas 7 profissões com IA são para você

9 de outubro de 2025, 07:57h

Pode parecer algo menor, mas o fato é que uma crítica fica ainda mais grave, para a fama de um hotel, quando ela parece estar sendo ignorada pelos administradores.

Assim, desenvolva esse plano de comunicação, para você não deixar nenhuma observação negativa sobre o hotel sem resposta. Uma resposta cordial, no sentido de lamentar, reconhecer o problema e convidar o reclamante a fazer uma nova visita.

 

2.     Seja honesto e direto

Outro problema que afesta a fama de hotéis, é quando eles tentam mascarar o problema apresentado, desviando o assunto, ou negando a existência da questão trazida.

Não faça isso: lide com as críticas de forma honesta e direta. Diga que o problema não fora detectado antes (se for o caso), lamente, e demonstre que você está buscando uma solução.

Reconheça seus erros, e fale sobre esse reconhecimento de forma direta e imediata. Melhor admitir a culpa e pedir desculpas, do que tentar ludibriar seu cliente em potencial.

 

3.     Estabeleça uma boa comunicação institucional

Criar uma boa comunicação institucional é muito importante, para que seu negócio prospere. Essa comunicação pode ser algo simples – como uma página de redes sociais – ou algo mais avançado – como publicidade online ou nas mídias.

Porém, o que você não pode é deixar de ter ela, pois isso ajuda seu negócio a ficar conhecido e ajuda você a contornar as eventuais críticas que receba.

Como? Pelas redes, você pode usar a estrutura de storytelling para mostrar que os problemas do negócio estão sendo resolvidos. Ou seja, você narra o percurso que seu estabelecimento passou, da identificação do problema, a solução.

Essa técnica é boa, inclusive, para gerar engajamento entre clientes e potenciais clientes, bem como para aumentar o nível de confiabilidade daqueles que pretendem se hospedar.

 

4.     Analise as críticas apontadas, e aprenda com elas

Apesar de as críticas trazerem um mal-estar para o negócio, elas também são muito uteis, para aqueles que querem um aprimoramento constante.

Ou seja, você pode tomar o que foi apontado de ruim, enquanto uma lição, para melhorar seu atendimento. Inclusive, adotando programas de “cliente oculto”.

Logo, ao fazer balanços sazonais em seu hotel, veja as críticas negativas, analise o que está sendo apontado pelos clientes, pense novas estratégias para resolver problemas.

Tags: Atendimento ao PúblicoComunicação InstitucionalGestão de EmpresasHotelariaTurismo
SendShareShareTweetShareShare
Post Anterior

Como se preparar para um Teste de Habilidade Específica?

Próximo Post

Como gerar engajamento em pontos turísticos não tradicionais?

Lucas Grosso

Lucas Grosso

Formado em Letras, com Mestrado em Literatura. Adoro livros, e nunca paro de estudar coisas das mais variadas, de Poesia à Francês, passando por História e Psicologia. Tenho dois livros de poesia publicados, e outros a caminho.

PostsRelacionados

Cadernos de prova do Enem sobre mesa com materiais de estudo representando revisão eficiente nos dias finais antes do exame
Dicas

Enem 2025: como revisar de forma eficiente nos últimos dias?

17 de outubro de 2025, 13:39h
Letras e livro em uma mesa, representando as Dicas de Português para entender o uso correto dos termos Ascendente e Descendente
Dicas

Ascendente e descendente: você sabe como usar cada um?

13 de outubro de 2025, 12:39h
Profissional analisando códigos em ambiente tecnológico moderno.
Dicas

Se você é introvertido, essas 7 profissões com IA são para você

9 de outubro de 2025, 07:57h
Imagem de fundo azul com blocos de letras e um livro, apresentando a manchete "Dicas de Português" para ilustrar a explicação das regras de uso dos pronomes demonstrativos "essa" e "esta".
Dicas

“Essa” e “esta”: entenda as diferenças e evite erros

8 de outubro de 2025, 14:39h
Tela de smartphone mostrando o aplicativo do ENEM 2020 com opção de login pelo gov.br
Dicas

Enem 2025: vale a pena confiar em IA para melhorar sua redação?

8 de outubro de 2025, 10:23h
Pessoa trabalhando em home office, com um notebook e uma xícara de café sobre a mesa.
Dicas

Trabalhe de casa: 5 profissões que oferecem mais de R$ 4 mil para quem usa notebook

9 de outubro de 2025, 11:14h
Próximo Post
Como gerar engajamento em pontos turísticos não tradicionais?

Como gerar engajamento em pontos turísticos não tradicionais?

Sustentabilidade Hoteleira: Economize Recursos e Atraia Hóspedes Conscientes

Como tornar seu hotel mais sustentável?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Mãos segurando cartões com rostos de emoções: um rosto triste vermelho e um rosto feliz verde. Ilustra a dualidade de sentimentos entre ser engraçado e estar triste.

A psicologia explica: por que as pessoas mais engraçadas às vezes estão tristes?

17 de outubro de 2025, 22:39h
Mulher em biblioteca usando notebook para estudar o edital do Concurso Público da Prefeitura. Representa a busca por vagas de nível médio, técnico e superior.

SAIU EDITAL! Concurso público para cargos de níveis médio/técnico e superior oferece salários de até R$ 12 mil

17 de outubro de 2025, 21:39h
Mãos de uma criança segurando o cartão do Programa Bolsa Família em foco, simbolizando o impacto direto dos pagamentos nas famílias beneficiárias a partir de 20 de outubro.

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 1 recebem de R$ 600 a R$ 1.000 no dia 20/10

17 de outubro de 2025, 20:59h
Fachada do Instituto Nacional do Seguro Social com notas de reais em destaque e símbolo nacional brasileiro.

INSS: 13º salário 2025 terá pagamento de R$ 8.157,41?

17 de outubro de 2025, 20:19h
Pessoas unindo as mãos simbolizando trabalho em equipe para concurso da prefeitura.

SAIU EDITAL! Concurso público com vagas para diversas profissões está com inscrições ABERTAS – Salários de até R$ 14,7 mil

17 de outubro de 2025, 19:39h
Três vistas de uma moeda de 5 centavos do Brasil, ano 1994: anverso (efígie da República), bordo liso e reverso (valor "5 CENTAVOS" e ano "1994"). Ilustra a moeda rara.

Sua moeda de 5 centavos pode valer R$ 120,00! Descubra o ano secreto!

17 de outubro de 2025, 18:39h
Notas de cem reais em frente à agência da Caixa representando benefício via Pix de R$ 108 com início em 20 de outubro

Benefícios da CAIXA: brasileiros recebem Pix de R$ 108 a partir do dia 20 de outubro

17 de outubro de 2025, 17:39h

Sobre o Pensar Cursos Blog

O Pensar Cursos blog é parte do maior site de cursos gratuitos do Brasil - Pensar Cursos. Além de conhecimento, trazemos informações abordando temas como concursos públicos, atualidades, dicas de redação, profissões, curiosidades, benefícios sociais e desenvolvimento pessoal.

Menu

  • Cursos Grátis
  • Concursos e Empregos
    • Concursos
    • Empregos
  • Teste de QI
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CAIXA Tem
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé-de-Meia
  • Outros
    • Atualidades
    • Curiosidades
    • Direitos do Trabalhador
    • Enem e Vestibular
    • Psicologia e Comportamento
    • Profissões
    • Tecnologia

Cursos Grátis

Card Tráfego Pensar Cursos
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Informações de propriedade / financiamento
  • Página Principal
  • Política de Cookies (BR)
  • Política de Correções
  • Política de Ética
  • Política de feedback acionável
  • Política de Privacidade
  • Princípios de Publicação
  • Sobre Nós
  • Termos de Uso
  • Whatsapp

© 2025 Pensar Cursos - Blog do maior site de cursos online do Brasil

Nenhum resultado
Ver todos resultados
  • Cursos Grátis
  • Concursos e Empregos
    • Concursos
    • Empregos
  • Teste de QI
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CAIXA Tem
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé-de-Meia
  • Outros
    • Atualidades
    • Curiosidades
    • Direitos do Trabalhador
    • Enem e Vestibular
    • Psicologia e Comportamento
    • Profissões
    • Tecnologia

© 2025 Pensar Cursos - Blog do maior site de cursos online do Brasil

×

No WhatsApp Number Found!

WhatsApp us

Cursos Gratuitos
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.