Como se preparar para um Teste de Habilidade Específica?

Uma das maiores dificuldades para quem vai fazer um concurso público como de Policial Militar ou do Corpo de Bombeiros é o Teste de Habilidade Específica (THE).

Esses testes servem para medir a habilidades específicas do candidato e podem ser verdadeiros critérios de desempate, em alguns casos.

Afinal, para ingressar nesses trabalhos, o candidato precisa ter um conhecimento mínimo, por mais que, posteriormente, ele vá receber aulas específicas, se formos pensar em concursos para faculdades de Música ou Artes.

Porém, esse detalhe pode ser angustiante para algumas pessoas. Quer dizer então que, para ser um policial, é preciso ter perfil de atleta? Para ser um músico da OSESP é preciso conhecer partitura de cor?

Não é isso. O THE é para medir uma aptidão mínima, para a vaga. O candidato não precisa “estar pronto”, mas ele não pode ser um completo novato.

Logo, como se preparar para o THE? Veja nosso artigo, e estude para os testes de habilidade especifica sem medo!

 

1.     Saiba quais são as habilidades específicas exigidas

Para você conseguir estudar para o Teste de Habilidade Específica, saber que habilidade é essa é essencial. Isso pode ser conferido em provas dos anos anteriores, ou conversando com candidatos que foram aprovados.

Se for em Música, quais são as técnicas mais exigidas? Se for um teste físico, quais são os exercícios pedidos? Quantas repetições são necessárias?

O THE não será algo completamente estranho aos candidatos, e nem uma exigência a ser feita apenas a alguém altamente capacitado.

 

2.     Comece seus estudos meses antes do teste

Se você quer prestar um concurso que tem um teste de habilidade específica, comece a estudar essa habilidade bem antes da data da prova.

Aliás, se você quer prestar um concurso que tradicionalmente tem THE (como os concursos para a Polícia), o ideal é que você treine antes mesmo de qualquer edital.

Não precisa adotar uma rotina de atleta de alto rendimento ou de músico de orquestra, por exemplo. Rotinas dessa natureza são muito exigentes, e trazem custos pessoais e materiais que nem todos querem assumir.

Porém, se você tiver essa rotina de treinamentos e ensaios básicos desde antes de sequer haver um edital, na hora de fazer o THE, tudo será mais tranquilo.

 

3.     Estude com profissionais

Buscar aulas particulares, ou em uma escola específica, para fazer o THE é uma ótima opção, se você puder arcar com ela.

As pessoas fazem aulas de Matemática Financeira ou Direito Processual, para concursos que tragam esses conhecimentos. Então, qual é o problema de contratar um personal trainer, para se preparar?

O melhor que você faz, se seu objetivo é esse, é contratar algum professor, sem pensar duas vezes, e focar nos estudos.

 

4.     Pratique a partir de provas anteriores

Ver os últimos editais – e estudar a partir deles – significa fazer o que eles pedem, mesmo no THE.

Faça os testes, como os editais antigos pedem, e anote seus resultados, buscando a cada repetição, melhorar sua performance.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.