Como escolher o estágio mais adequado para sua carreira?

 

Uma das maiores dificuldades para quem está iniciando uma carreira, é encontrar bons estágios. Isso acontece porque, no Brasil, existe uma cultura de valorizar mais um bom currículo (com experiências relevantes), do que uma boa formação.

O que é, de certa forma, uma contradição, afinal, como ter um bom currículo, se você não tem oportunidades novas?

De qualquer forma, os estágios vêm no sentido de diminuir um pouco essa deficiência. Logo, ter boas experiências em estágio é essencial

Contudo, surge a pergunta: como escolher o estágio mais adequado? O que levar em conta, na hora de se candidatar a uma vaga? Quais são os indícios de que essa vaga não é a mais adequada, para sua carreira?

Veja nossas dicas e, e aprenda a procurar as vagas mais adequadas, para seus planos profissionais.

 

1.      Conheça a instituição para a qual você quer estagiar

Conhecer a instituição ou empresa para a qual você quer estagiar é vital, para entender a cultura da empresa, e para você começar a aprimorar seus conhecimentos práticos e teóricos.

Você até pode estar em busca de um estágio apenas pela remuneração.

Porém, se você conhece a cultura da empresa, a metodologia de trabalho dos funcionários mais antigos, as bases teóricas que fundamentam as atividades ali realizadas, você tem um aproveitamento profissional melhor.

Um estágio não é (apenas) uma oportunidade de ganhar (algum) dinheiro, na sua área. é, principalmente, uma forma de você se desenvolver como profissional, entendendo e aplicando conhecimentos da faculdade.

 

2.      Entenda quais são suas funções na empresa, e qual é a relevância delas

No seu estágio, muito provavelmente você terá funções específicas, que não são realizadas por profissionais de níveis hierárquicos maiores. Você faz essas funções, simplesmente, por não ter mais ninguém que queira fazê-las?

Saber o porquê de você estar em uma empresa é essencial. qual é sua função? Por que você foi contratado para ela? Alguém ajuda você nessa função? De que forma?

Entender esses pontos é fundamental, para você compreender a cultura e estrutura do lugar, e a aplicação de conteúdos teóricos na prática.

A partir disso, você terá um aproveitamento melhor de seu estágio, tanto no que se refere à expertise adquirida, quanto no seu desenvolvimento enquanto profissional.

 

3.      Não relativize direitos trabalhistas

Estagiários também têm direitos. Algumas empresas argumentarão que você deve relativizar eles, em troca de uma posição no mercado, e destaque no currículo.

Abrir uma conceção dessa natureza é um precedente arriscado. Você se acostumará a regimes de trabalho abusivos, e provavelmente não conseguirá ter um bom aprendizado prático e teórico, da atividade profissional exercida.

Conheça os direitos do estagiário, procure empresas que cumpram com eles, e não abra conceções, em relação a esses direitos.

 

4.      Quando possível, tenha mais de duas experiencias de estágio

Apesar de ser importante uma carreira consolidada, ter duas ou mais experiencias de estágio pode ser uma oportunidade de conhecer outras culturais corporativas, outras metodologias de trabalho e novas teorias e práticas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.