Férias: qual é sua importância para nossa vida funcional?

 

Quando chega dezembro, os professores e alunos se veem em uma das datas mais aguardadas do ano: as férias. E não é por acaso: férias são extremamente importantes, para nosso bem-estar.

Para quem não tem filhos, a data, inclusive, pode ser fora de “temporada”. O fato é: férias são sempre boas!

Pode parecer algo menor, mas a verdade é que ter 30 dias de descanso remunerado é vital, para todas as pessoas. Apesar disso, há aqueles que preferem vender suas férias, por questões financeiras, ou por terem verdadeira paixão pelo trabalho.

Porém, essa não é uma atitude muito boa, para sua vida funcional. Ter férias, mais do que um direito, é uma ferramenta que você dispõe, para sua saúde.

Como assim? Qual é importância das férias? Veja alguns pontos relevantes.

 

1. Momento de cuidar da saúde

As férias são o momento de você cuidar da saúde. E não apenas da saúde mental (com atividades que proporcionam descanso mental e físico).

Nas férias, é o momento em que você estará recebendo, mas não precisa ir trabalhar. Ou seja: é o momento que suas atividades podem envolver seu autocuidado, incluindo, aqui, exames médicos.

Logo, tira férias é de enorme importância, para que você encontre tempo, na sua agenda, para ir ao médico, fazer exames de rotina, verificar medicações etc.

 

2. Férias é o momento de você aprimorar seus hobbies

Ter hobbies é de enorme importância, não apenas para você descansar: é o momento em que você treina outras habilidades, aprimora sua criatividade, descobre novos interesses.

Nas férias, é o momento em que você terá mais tempo para enfatizar esses hobbies, aprimorar eles, descobrir novos, se dedicar exclusivamente àquelas atividades que te interessam.

Essas atividades têm importância dupla.

Da primeira, nós já falamos acima. Trata-se estimular sua mente, e partes do cérebro que, em seu trabalho regular, você não utiliza tanto, por essas exigirem outras habilidades (coordenação motora, senso crítico, abstração etc.).

A segunda importância, na verdade, diz respeito a sua relação consigo mesmo: você precisa ter uma vida fora do trabalho, precisa entender que você tem capacidades e interesses, para além do trabalho.

Os hobbies servem para isso. Cultivar seus hobbies nas férias é uma forma de você se autovalorizar, para além da “roupa de trabalhador”.

 

3. Férias movimentam a economia

Não é preciso explicar muito, aqui, não é? Viajar, consumir, se dar o direito de ter alguns luxos são realizações que, além de fazerem bem a você mesmo, movimentam a economia.

Às vezes, é claro, é preciso guardar um pouco mais de dinheiro. Porém, esse patrimônio preservado vai servir para seu bem-estar.

Comprar coisas e viajar é bom para as finanças do país, pois ajuda a gerar capital, possibilita que empresas cresçam, que produtores vendam seus produtos, que eles contratem novos funcionários.

Além disso, o turismo impulsiona aparelhos culturais, como museus, teatros, cinemas, e demais serviços de lazer. Além, claro, de trazer novas perspectivas de vida, país e de mundo para você.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.