Como estudar para um concurso público?

Uma das maiores dificuldade que concurseiros têm estudar. Como se preparar? Veja em nosso artigo.

 

Uma das maiores dificuldade que concurseiros têm é na hora de estudar para concursos. Não que a dificuldade seja em obter materiais, mas sim em entender como usar os conhecimentos aprendidos e revisados, para a prova.

Alguns concursos têm matérias bastante amplas, como legislação e finanças públicas: há uma enorme variedade de temas e subáreas, dentro dessas duas.

Logo, o concurseiro precisa decorar todas elas? Ele até pode, mas esse é um trabalho gigantesco, um esforço sobre-humano em alguns casos, a depender de sua idade.

Logo, o que pode ser feito, para se estudar para um concurso? Como se preparar para uma prova dessa natureza, de maneira rápida, eficaz e (mais ou menos) tranquila? Veja em nosso artigo, e prepare seus livros.

 

1.     Treine sua redação em textos oficiais

Muitos concursos vão exigir que o concurseiro saiba produzir redações de gêneros oficiais – ou seja, gêneros que são pra a produção de textos formais e de caráter administrativo.

Ofícios, atas e relatórios são alguns deles.

Como alguém aprende a escrever esses textos? Primeiro, lendo a teoria acerca deles, é claro. Segundo, o que é mais importante até, produzindo eles.

Logo, uma das melhores formas de treinar redação é escrevendo. Treine para os gêneros oficias, fazendo atas, ofícios e afins. Invente situações e faça os textos delas. Alguns dias depois, pegue esses testos, e análise eles a partir da teoria, para você se corrigir.

 

2.     Estude casos anteriores

Para quem não é de Direito ou Economia, a parte legislativa ou financeira de um concurso pode se converter em um pesadelo. Entretanto, ver as teorias sendo praticadas pode tornar tudo mais claro.

Assim, uma das melhores maneiras de você estudar sobre legislação e finanças é estudando casos e situações do passado.

Pegue ofícios de anos anteriores, leia sobre ações do poder público de outros anos nos jornais e revistas e então procure a legislação referente a elas, para entender o que foi feito e o porquê.

Essa é uma maneira de você ver as Leis, que são abstratas, de uma forma concreta e cotidiana.

 

3.     Faça provas anteriores

Essa dica é tradicional. Mas acredite, ela funciona.

Fazer provas de concursos anteriores é sempre uma ótima maneira de você entender como são formuladas as perguntas, como leis e situações administrativas são interpretadas, como é esperado que você responda à questões dissertativas.

Claro que de um ano para outro, e de um concurso para outro, as provas mudam, e às vezes a instituição responsável pela aplicação do concurso também muda. Porém, existe um padrão mínimo para essas provas.

Estudar as provas anteriores é uma maneira de compreender esse padrão.

 

4.     Veja fóruns sobre as provas

Uma das melhores formas de alunos aprenderem um conteúdo é com trabalhos em grupo de debates, porém, estudando sozinho para concursos, nem sempre isso é possível.

Mas, na verdade até é, se você considerar participar fóruns de estudos online. Existem milhares deles. Logo, se você gosta de estudar coletivamente, procure fóruns, apps e podcasts.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.