Qual é a importância de se estudar gêneros textuais diversos?

 

Quando pensamos em aulas de leitura e escrita em uma língua, normalmente, a primeira ideia que vem na cabeça é a de se ensinar gêneros literários e o gênero argumentativo.

Claro que ler e compreender literatura é de enorme importância, para que os alunos tenham senso crítico apurado e conheçam diferentes manifestações culturais da sua língua e país.

A escola deve ensinar literatura.

Já o gênero argumentativo é importante para que o aluno tenha coesão, na hora de fazer textos em que ele precisa manifestar – e defender – ideias.

Porém, a escola não deve se prender apenas a esses gêneros. Podemos pensar em muitos motivos. O principal deles é aquele que parece óbvio, mas na hora de se discutir o currículo não é:

Não nascemos sabendo nos comunicar!

Recebemos estímulos do meio, e assim, aprendemos a lidar e nos comunicar em situações sociais das mais diversas. Isso inclui a escrita de textos informais.

Mas esse não é o único argumento. Logo, por que a escola deve estudar gêneros textuais diversos? Veja no nosso artigo.

 

1.     A comunicação é um aprendizado

Toda a comunicação é fruto de aprendizado. Até mesmo uma receita simples, ou uma lista de mercado são gêneros a serem aprendidos.

Em uma lista de compras, por exemplo, é preciso saber listar coisas, priorizar itens, especificar produtos e detalhes na compra deles.

Uma receita é um gênero que traz vocabulários específicos e tem uma estrutura fechada (1º passo, 2º passo etc…).

O aluno precisa desenvolver o senso crítico, para conseguir interpretar palavras, estejam elas em sentido abstrato (um poema) ou concreto (um manual).

 

2.     Os trabalhos usam comunicação escrita

A comunicação de trabalho é escrita. Por mais que hajam mensagens de áudio em apps, quase todas as trocas entre patrões, funcionários, clientes e órgãos reguladores é feita por escrito.

Esses textos compõem um gênero maior chamado “Redação oficial”, ou seja, são forma de se produzir um texto, que dão a ele valor legal e credibilidade.

Gêneros como Ofícios, Atas e E-mails de trabalho não podem trazer informações vagas e não podem trazer informações desnecessárias.

Já a leitura desses gêneros não é simples. é preciso saber ler e interpretar as informações e teor das mensagens, para que as etapas de um projeto aconteçam de forma adequada.

 

3.     Lendo e interpretando textos de outras matérias

Ler e interpretar textos de outras matérias é de enorme importância, para que o aluno desenvolva o raciocínio lógico e consiga resolver problemas de outras matérias.

Por exemplo, um enunciado de Física: escrever ele, interpretar a questão e encontrar a resposta não é algo simples.

Logo, esse trabalho deve ser multidisciplinar: os professores das matérias específicas precisam trabalhar com os professores de redação, a fim de instrumentalizar o estudante na leitura desses gêneros.

Inclusive, porque essas habilidades ainda serão requeridas após o vestibular. O aluno vai se deparar com textos como bulas de remédio e atestados médicos.

A escola precisa ensinar ele a entender esses formatos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.