4 dicas para escrever um boa redação

 

Uma das ideias mais difundidas é a do “gênio”, isso é, alguém que nasce com um talento inato, e produz algo de forma fabulosa, inovadora e única.

E sabemos que isso é uma mentira. Mesmo no caso de pessoas com superdotação. Isso é, mesmo no caso de um cientista, com Albert Einstein, genialidade não existe.

O que existe é o trabalho, estudo e treinamento árduo, muitas vezes, envolvendo repetição, diversas tentativas e erros, revisão de dados e afins.

Mesmo no caso de “gênios”. São pessoas que, por sua facilidade em aprender algo, aprendem com mais rapidez, desenvolvem novas ideias com mais facilidade, mas precisam estudar, constantemente.

E isso vale para a escrita.

Se você precisa fazer uma redação em concurso, um texto SEO, um relatório para a empresa, ou uma novela para publicar, há meios de você treinar e aprimorar sua escrita, para fazer ela com rapidez e eficiência.

 

1.     Treine fórmulas

Mesmo que você me diga que Shakespeare foi inovador, ou que Manuel Bandeira revolucionou o verso, ou que Guimarães Rosa é inigualável, tenho uma notícia: eles tinham fórmulas.

Sim, escrever envolve uma receita, e todos podem aprender ela. Aprender para fazer o mínimo. Aqui não estamos falando da inovação na escrita – antes, da qualidade e eficiência mínima.

Esse mínimo é uma fórmula. E cada gênero traz as suas. Para você ser um bom escritor, do gênero que for, conheça e treine essas fórmulas, até que escrever o gênero seja algo natural.

 

2.     Reescreva

Antes que você chegue a versão final de um texto, reescreva ele. Isso vale para todos os gêneros, inclusive “redação do ENEM”, se é que esse tipo de texto é, em si, um gênero.

O fato é, quando você reescreve um texto, você vai tirando os excessos, afinando questões estilísticas, se aprimorando em uso de vocabulário e estruturas.

Fazer a reescrita como treinamento é essencial, inclusive, para momentos em que você não tem muito tempo para reescrever – como é o caso da “Redação do Enem”.

 

3.     Escreva vários gêneros

Se você treinar escrever apenas um gênero, você ficará extremamente proficiente nele. porém, sua escrita mais se desenvolver mais devagar.

Para você desenvolver a escrita, de forma mais eficiente, mas rápido, treine vários gêneros. Escreva contos e poesias, treine textos argumentativos, faça resenhas.

Com esse constante intercâmbio de gêneros, você aprende a utilizar-se melhor das palavras, das estruturas textuais, além de aprimorar sua mentalidade de escritor, isso é, a forma como você pensa um ideia e transforma-a em texto.

E isso é essencial, nas redações de concursos.

 

4.     Lei textos de gêneros variados

A leitura é essencial, para quem quer aprender a escrever bem. E não apenas a leitura daquilo que você quer escrever.

Outros gêneros vão ensinar você como usar novas fórmulas.

Por exemplo, com artigos de jornal você aprende como fazer relatos e exposições de um fato, de forma interessante e cativante. Com romances “água-com-açúcar”, você aprende como descrever sentimentos e sensações.

Portanto, leia gêneros variados, sempre.

1 comentário
  1. Val Diz

    Adorei as dicas, Irei colocá-las em prática..
    Obrigada!!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.