5 valores que são essenciais, para quem quer crescer na carreira

Se você quer ser um empreendedor de sucesso, o caminho a trilhar é árduo, e requer dedicação, liderança e proatividade. São pilares essenciais para qualquer profissional de sucesso. Porém, não são os únicos.

Muito se fala de técnicas de negociação, gestão de pessoas, liderança, e gestão financeira. Claro, são coisas essenciais para quem quer empreender. Há, entretanto, alguns valores que, sem os quais, ser um bom gestor torna-se tarefa impossível.

Há empresários de sucesso, que agem sem esses valores? Sim, milhares deles. Mas pense: vale a pena construir uma empresa grandiosa sobre medo, egocentrismo, desconfiança e agressões verbais?

Porque são esses os sintomas de empresas alicerçadas sem os valores que vamos elencar aqui.

E não – não são todas.

Vejamos, então.

 

1.     Gratidão

“Gratidão” não é simplesmente falar “obrigado” a todos que lhe ajudaram de alguma forma. Mais do que isso, “Gratidão” é o reconhecimento que você, sozinho, não iria chegar aonde chegou, se não tivesse ajuda.

Logo, demonstrar gratidão não é simplesmente falar “obrigado”, mas sim, reconhecer a importância das pessoas e instituições que ajudaram você a crescer na carreira.

E demonstrar isso se faz pela valorização dessas. Dar suporte econômico e emocional para seus familiares e amigos, doar verbas para pesquisas nas instituições que te formaram, criar fundos de financiamento para novos estudantes e profissionais…

São atitudes que demonstram gratidão, e alicerceiam seu sucesso pessoal.

 

2.     Ética

“Ética” é um valor que parece cada vez mais complicado, nos dias de hoje, principalmente porque vemos muitas pessoas antiéticas agindo, mas sem punição.

Entretanto, ele é essencial, para garantir uma lisura nas relações interpessoais de seus negócios, e nas relações sociais também.

Que o mundo está se destruindo em corrupção, isso não é novidade. O problema é você fazer isso em sua vida: você precisará se cercar de pessoas coniventes com seus esquemas escusos.

E o que garante que essas pessoas antiéticas vão agir, com ética, com você?

3.     Humildade

Ser humilde significa reconhecer suas falhas, limites e problemas. Reconhecer que, mesmo se você for o CEO de um conglomerado transnacional, há pessoas mais capacitadas que você.

Muitos empresários falham nesse ponto. Simplesmente se deixam levar pela soberba, apenas por terem muito dinheiro. Isso é, pensam que podem comprar todo mundo, assim, se dão ao luxo de serem arrogantes.

Erro crasso. Ser humilde, reconhecer suas incapacidades é um valor necessário para você tomar decisões corretas, e fortalecer seu negócio.

 

4.     Tolerância

5.     Respeito

Ser tolerante significa aceitar as diferenças particulares que não são nocivas, sem critica-las.Ou seja, se alguém faz algo na vida particular, e isso não fere seu direito privado ou o de alguém a sua volta, deixe essa pessoa em paz.

Ser tolerantes se relaciona diretamente ao respeito, ainda, porque, é preciso aceitar E respeitar o direito de alguém não querer mudar.

Tolerantes a respeitadores agregam pessoas competentes, criativas e dedicadas à sua volta. Além disso, evitam violência e agressividade. Sem um ambiente de paz, é impossível crescer.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.