Quais são as áreas da perícia? Conheça 4 delas –1

 

Quem gosta de séries de TV de crimes, sabe que, além da investigação legal, há aquelas pessoas responsáveis por dizer o que aconteceu, e como que aconteceu o fato. Os peritos.

O que a série não mostra, ou mostra de forma rasa, mas que tem e muito, são as diferentes áreas da perícia.

Nas séries, como CSI ou Bones vemos os peritos médicos, principalmente, porque há uma coisa meio fantasiosa e romântica: o médico que olha o cadáver e passa a ficha completa dele.

Na realidade não funciona assim. Há, no Brasil, 14 áreas de perícia, e essas lidam com muitos mais do que apenas cadáveres.

Já para ingressar na carreira, primeiro, você precisa ter uma formação superior em algum curso, como Engenharia, Medicina ou Química.

Depois, você deve fazer o curso de técnico-pericial em uma Academia de Policia estadual.

Só então, com concurso público, é que se torna possível ser um perito legal.

E as áreas, quais são?

 

1.     Química Forense

O químico forense é conhecido como a pessoa que dirá se o pó branco, encontrado com o suspeito, é ou não, droga. Mas não é apenas isso.

A atuação de um químico forense passa pela identificação de substancias dos mais variados tipos. Por exemplo, pesticidas proibidos por lei, no caso de uma apreensão pela Polícia Ambiental, ou a investigação de manchas suspeitas na água, investigação de substâncias encontradas no local do crime.

O desenvolvimento de técnicas e produtos para facilitar as investigações policiais também passa por aqui.

 

2.     Engenharia forense

Do ponto de vista de CSI, a Perícia de Engenharia não é tão divertida quanto o nome pode supor. Analisar desabamentos, obras irregulares e dizer se um cano que estourou foi uma bomba ou um acidente é um de seus trabalhos.

Mas, no geral, o engenheiro legal analisa planilhas de custos, contratos e licitações, notas fiscais, e outros arquivos, que envolvam engenharia, e que possam estar sendo usados para crimes fiscais.

Isso não significa que, às vezes, não vai ter uma análise de acidente de carro ou casa abandonada, para investigar.

 

3.     Balística

Das áreas mais conhecidas. A Balística é responsável por identificar marcas de armas de fogo, e identificar, nessas marcas, o tipo de arma e de bala, bem como apontar a possível posição do atirador, identificar se o local do projetil condiz com o local onde teria havido o disparo, etc.

 

4.     Perícias sobre o Patrimônio Cultural

Muitas vezes pensamos em roubos de obras de arte pelo lado Thomas Crown da coisa, isso é, roubar quadros, e se envolver com a garota.

No mundo real, não funciona bem assim. Roubos de obras de arte acontecem. Falsificações também. Além disso, há danos a patrimônios culturais, como móveis antigos, estátuas, e afins.

E a pessoa que investiga tudo isso é o perito. Alguém que vai dizer quando um quadro foi pintado, se um dano a um escultura foi recente, entre outros.

 

Para continuar lendo sobre perícias, acesse aqui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.